Aracaju, 6 de maio de 2024
Search

Rede estadual contará com um Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação

foto Maria Odília 11082012 31

A iniciativa é do Ministério da Educação, que está implantando um LabCrie em cada estado do país

A rede estadual de ensino de Sergipe contará, em breve, com um Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica, conhecido como LabCrie. O espaço já está pronto e fica em uma sala localizada no Centro de Excelência Professor João Costa, em Aracaju. Na manhã desta quinta-feira, 11, o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, visitou o laboratório e pôde conferir os equipamentos tecnológicos disponíveis.

O Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e está sendo conduzido em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP) e a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC) da UFMS.

O principal objetivo é promover a formação continuada de professores da rede pública de ensino em inovação e tecnologias educacionais, na qual eles possam experimentar novos equipamentos, plataformas digitais e metodologias inovadoras que permitam desenvolver as competências necessárias para gerar inovação nas suas práticas pedagógicas.

Durante a visita, o professor Josué Modesto mostrou-se satisfeito com os investimentos recebidos para a implantação do laboratório. “Durante o período da pandemia, fomos forçados a ver que a tecnologia não é um inimigo, mas um instrumento a ser utilizado por todos, e acho que aqui está um bom exemplo. Não adianta a gente disponibilizar esses laboratórios e instrumentos tecnológicos se os professores não quiserem, por isso precisamos facilitar a vida deles. Daí vem a necessidade desses espaços formativos. É preciso termos altas expectativas e compromisso com o aprendizado dos alunos. Espero que todos façamos bom uso desse laboratório”, disse. A visita contou ainda com a presença do superintendente executido da Seduc, professor José Ricardo de Santana; da diretora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), Gilvânia Guimarães; e do diretor da Assessoria de Tecnologia e Informática (Astin), Alexandre Veras.

A governança do LabCrie em Sergipe estará sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Coordenadoria de Educação a Distância, Formação e Tecnologias Educacionais (Cefor). Segundo Clotildes Farias de Souza, diretora da Cefor, a implantação do laboratório é uma iniciativa do MEC que se coaduna com ações estaduais de inovação educacional. “Temos trabalhado no sentido da integração de alguns eixos fundamentais, que são a infraestrutura tecnológica, a curadoria de recursos educacionais digitais, a formação de professores e a educação a distância. Dentro desse conjunto de elementos, vamos oferecer agora, no início das aulas, o portal dos estudantes e o portal dos professores”, explicou.

De acordo com Sarah Karenine, chefe do Serviço de Tecnologias Educacionais e Curadoria (Setec/Cefor), no mês de setembro já virá uma equipe da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul para iniciar a formação dos professores. “A gente precisa apoiar o professor para que tenha habilidades e competências no uso dessas tecnologias digitais. Pensando nisso, o MEC, junto à UFMS, que já tinha um laboratório experimental, estendeu esta ação para todo o território nacional. Tem um conjunto de formação na plataforma AVA MEC e haverá também formações in loco. Em setembro uma equipe virá  aqui para fazer uma formação para 20 professores da rede, a fim de que depois eles possam replicar. A ideia é capacitar um grupo para que depois esses professores sejam formadores em toda a rede”, afirmou.

LabCrie

Sergipe é um dos 26 estados, juntamente com o Distrito Federal, a receber o LabCrie, conforme adesão realizada em 2021 e início de 2022, visando à promoção dos ecossistemas de inovação. Ao todo, está sendo investido um montante de R$ 17 milhões de reais, compreendendo recursos que se destinam à aquisição dos equipamentos, insumos e mobiliários dos 27 LabCries, além do fomento destinado aos processos formativos dos profissionais multiplicadores de cada unidade da federação.

A implantação do LabCrie em cada unidade federativa prevê a entrega por parte do Governo Federal dos seguintes equipamentos, mobiliários e insumos: projetores multimídia, notebooks, impressora a laser, Router CNC (Corte a Laser), nobreak, máquina para Corte de Vinil, microfone, caixa de Som, tela de projeção, roteador Wireless, câmeras fotográficas, tablets e tripés; além de kit Mobiliário e uma de Insumos contendo diversos itens, a exemplo de headsets, cartões de memória, filamento ABS, vinil adesivo e transfer, pinças, alicates, chaves de fenda, entre outros.

Em Sergipe, o LabCrie está instalado nas dependências do Centro de Excelência Professor João Costa e servirá como um espaço dinâmico, dedicado principalmente à formação continuada de professores das redes públicas de ensino Estadual e municipais, em inovação e tecnologias educacionais.

No local será possível experimentar novos equipamentos e metodologias inovadoras, que favoreçam o desenvolvimento das competências necessárias à incorporação de novas tecnologias e da cultura maker ao espaço escolar. Todos os materiais didáticos produzidos (videoaulas, cartilhas, entre outros) serão disponibilizados, inicialmente, no AVA MEC.

Formações a serem iniciadas no mês de setembro

Formação de Formadores

Público-alvo: Formadores dos LabCrie – até 20 professores/gestores/multiplicadores da Rede pública Estadual de ensino.

Modalidade de oferta: 10 horas a distância + 20 horas presenciais com práticas

Conteúdo Programático: Cultura Maker na Educação, Gamificação na Educação, Robótica Educacional, Aprendizagem Criativa e Educomunicação.

Todos os materiais didáticos produzidos (videoaulas, cartilhas, entre outros) serão disponibilizados, inicialmente, no AVA MEC.

Formação de gestores LabCrie

Público-alvo: Gestores dos LabCrie – até 20 professores/gestores/multiplicadores

Modalidade de oferta: a distância – síncrono

Conteúdo Programático: Gestão de Projetos e suas Tecnologias e Cultura Organizacional.

Foto Maria Odília

Assessoria de Comunicação da SEDUC

Leia também