Aracaju, 27 de maio de 2024
Search

Secretário de Educação visita escolas no Leste, Médio e Alto Sertão sergipanos 

Colégio Estadual Alcebíades Paes foto Maria Odília 08082022 (12)

Na manhã desta segunda-feira, 8, o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, visitou quatro unidades de ensino localizadas no Leste, Médio e Alto Sertão sergipanos. As visitas ocorrem com o objetivo de ouvir as demandas da comunidade escolar e averiguar a condução de obras e reformas em andamento em algumas dessas escolas.

“Pretendo visitar todas as escolas estaduais até o final deste ano, pois quero conhecer as realidades vivenciadas em cada uma das comunidades escolares. Com a visita orientamos os gestores na resolução de seus problemas, assim como averiguamos o andamento das obras e reformas com previsão de entrega recente, pois precisamos devolver aos nossos alunos uma escola bonita e acolhedora”, discorreu o secretário Josué Modesto.

O Centro de Excelência Coronel José Joaquim Barbosa, unidade que oferta o Ensino em Tempo Integral no município de Siriri, no território Leste sergipano, foi o primeiro a passar pela vistoria do secretário. O prédio está passando por reforma e ampliação previstas para serem entregues à sociedade em outubro deste ano. A unidade está sendo adequada para um público de 467 estudantes e recebeu um investimento de R$ 2.045.841,00.

A parada seguinte ocorreu no Colégio Estadual Alcebíades Paes, no município de Cumbe, território do Médio Sertão sergipano. A visita aconteceu sob a condução do diretor, Francisco Gomes de Andrade, que apresentou algumas demandas de melhorias na infraestrutura da escola e também mostrou a reforma da quadra poliesportiva que está sendo realizada. “É muito importante para nós perceber que o secretário está saindo do seu gabinete para conhecer um pouco mais os dramas e as agruras da vida que passamos no dia a dia da escola. Hoje eu pude mostrar algumas melhorias que conseguimos fazer com os recursos do Profin e  apresentar algumas demandas que também são necessárias”, disse.

Em seguida, a vistoria partiu para o município de Feira Nova, para averiguar as condições do Colégio Estadual Maria Montessori, também no Médio Sertão de Sergipe. Esse colégio está passando pela reforma da quadra poliesportiva e, em breve, deve iniciar uma reforma por todo o prédio. A unidade mantém um público de 420 estudantes, tendo à disposição onze salas de aula, sala de recursos; laboratórios de informática e de ciências; sala dos professores com armários, TV e ar-condicionado etc.

A diretora dessa unidade escolar,  Fídia Lorrane Oliveira, conta sobre o anseio da comunidade escolar pela reforma da unidade. “Hoje o professor Josué esteve aqui para ver o nosso trabalho que não é fácil, mas realizado com empenho e dedicação. Aproveitei para falar sobre o quanto estamos ansiosos pela reforma da nossa escola. A reforma da quadra está prestes a terminar, e agora precisamos de que a escola passe por uma reforma e ampliação também. Nós conseguimos fazer bastante coisa com os recursos do Profin, a exemplo da compra de material permanente, do uniforme e kit escolar, além de outros itens imprescindíveis para o dia a dia da escola”, contou.

Por fim, em Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão sergipano, a Escola Estadual Professora Evangelina Azevedo também foi visitada. A unidade é referência na região por obter nota 6,5 no Ideb, sendo um dos melhores indicadores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da localidade circunvizinha. A unidade recebe os alunos apenas do Ensino Fundamental durante o dia, e no turno noturno, os estudantes do Pré-Universitário.

Para a diretora, Mayanne da Costa Alexandre, a visita era muito esperada. “Nós estávamos ansiosos pela visita do professor Josué. Nós somos uma escola com Ideb de destaque, que não são dados frios. Nós conseguimos perceber esse resultado acontecendo na escola com os alunos evoluindo. Nós tivemos muitas novidades aqui por conta do Profin que é uma alegria, porque os pais ficam felizes com o fardamento, kit escolar, e nós de podermos realizar tantas melhorias aqui na unidade”, contou.

Foto Maria Odília

Assessoria de Comunicação da SEDUC

Leia também