Aracaju, 27 de julho de 2025
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Sergipe registra maior crescimento nos anos finais do Ensino Fundamental

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Sergipe avançou em todas as etapas da Educação Básica, conforme demonstram os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados no dia 16 de setembro. No bojo da Rede Pública, onde estão inseridas as escolas que ofertam Ensino Fundamental nas unidades de ensino federal, estaduais e municipais, o maior crescimento foi registrado nos anos finais, saltando de 3,4, em 2017, para 4,4, em 2021, uma variação de crescimento de 29%. Esse resultado deu a Sergipe o topo no ranking nacional quando analisada a Rede Pública Estadual entre todas as unidades da federação nos anos de 2019 a 2021, seguido dos estados da Bahia, Paraíba, Rio de Janeiro, Piauí e Rio Grande do Sul. Sergipe também cresceu 6% nos Anos Iniciais e 11% no Ensino Médio.

Segundo o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, a tendência de crescimento no Ideb sergipano é constatada desde 2017. “O crescimento do Ideb sergipano nos anos finais do Ensino Fundamental confirma uma tendência já verificada desde a avaliação de 2017 de melhoria sistemática em todas as etapas avaliadas. Os efeitos da Educação como Política de Estado ainda impulsionarão melhorias, desde que esta não sofra descontinuidade”.

As dez melhores notas dos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Pública de Sergipe também foram protagonizadas pelas escolas estaduais que garantiram sete posições. A Escola Estadual Maria de Lourdes Silveira Leite (Simão Dias) foi o grande destaque, com a nota 6,1; seguida da Escola Estadual José Conrado de Araújo (Salgado), 5,7; Colégio Estadual Dr. Evandro Mendes (Lagarto), 5,6; Colégio Estadual Dr. Carlos Firpo (Barra dos Coqueiros), 5,5; Centro de Excelência Epifânio Dória (Poço Verde), 5,5; Escola Municipal Terezinha Santana dos Santos (Moita Bonita), 5,4; Centro de Excelência 28 de Janeiro (Monte Alegre de Sergipe), 5,5; Escola Municipal 13 de Maio (Nossa Sra. da Glória), 5,4; Escola Estadual Dr. José Freire da Costa Pinto (Nossa Sra. do Socorro), 5,4; e a Escola Municipal Professor Alcebíades Melo Vilas Boas (Aracaju), 5,3.

A professora Joseilde de Santana Santos, diretora da Escola Estadual Maria de Lourdes Silveira Leite (Simão Dias), atribui a nota 6,1 a um trabalho pautado, sobretudo, no acompanhamento individualizado, parceria com a família, escuta ativa e estratégias pedagógicas para desenvolver a construção da aprendizagem. “De certa forma esperávamos por esse resultado porque estamos em uma crescente em relação ao Ideb nos últimos anos. Em 2017, os anos finais obtiveram nota 4,8; 2019, 5,5; e em 2021, 6,1. Desde 2019, quando me tornei diretora dessa escola, priorizamos o acompanhamento individualizado; atividades pedagógicas com foco nos descritores da aprendizagem, a partir de simulados semanal e mensal; avaliação diagnóstica pelo menos duas vezes por ano, no início de cada semestre letivo; conselho de classe ativo avaliando cada aluno; e a parceria com a família, pois é essencial”, argumentou.

Em Salgado, o Colégio Estadual José Conrado de Araújo obteve a segunda colocação no ranking das escolas públicas, assegurando um lugar cativo em linha crescente no Ideb, já que avança ano após ano a cada nova avaliação. Em 2017, o colégio obteve nota 3,7; em 2019, 4,2; e em 2021, 5,7. A diretora Kátia Gusmão participa e contribui para essa evolução há quase dez anos, pois desde 2013 ministrava aulas de Língua Portuguesa (componente curricular calculado no Ideb) na unidade até ser aprovada em processo seletivo para ser diretora escolar e assumir a gestão em abril do ano passado.

“O ponto forte da nossa escola é sempre trabalhar a partir do acolhimento individualizado dos nossos alunos, tanto no sentido emocional quanto a respeito dos conteúdos, pois realizamos simulados constantes, sábados letivos, projetos pedagógicos, especialmente com atividades contextualizadas e voltadas para a realidade do aluno. Durante a pandemia, trabalhamos com um rádio itinerante que percorria as casas dos alunos, assim nunca desanimamos. Outro destaque é que nossa equipe escolar é muito unida, principalmente com a chegada da pandemia, quando os desafios tornaram-se muito maiores”, mencionou Kátia Gusmão.

O Colégio Estadual Dr. Evandro Mendes (Lagarto) também se posiciona em ascensão no Ideb ao longo dos anos. As notas dos anos finais foram de 5,0 em 2017; 5,3 em 2019; e 5,6 em 2021. Para a diretora Solange Dias, a gestão democrática é fundamental na condução de um trabalho alinhado entre as equipes e com a articulação da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, pois suscita uma proposta em conformidade com a reunião de profissionais cujos interesses estão focados nas demandas dos estudantes. “Estou na gestão desde maio de 2018, ocorreram muitas mudanças e a proposta de gestão na escola tem outra visão. Como professora, coordenadora e, agora, como gestora que estou, vejo de forma muito positiva poder escolher os membros para formar a própria equipe porque a escola ‘caminha’ melhor assim. Nós realizamos um trabalho intensivo durante a pandemia”, justificou Solange Dias, ao citar as estratégias de aulas remotas, rodízio administrativo e escolar, busca ativa escolar, entre outras ações.

No Agreste Central de Sergipe, o município de Moita Bonita despontou entre as escolas das redes municipais com o melhor desempenho nos anos finais do Ensino Fundamental. A Escola Municipal Terezinha Santana dos Santos realizou as provas que aferem o Ideb pela primeira vez em 2019, quando obteve 4,5. Já em 2021, a unidade alcançou a média de 5,4. A diretora Rosângela Maria da Silva Faria destaca o trabalho interdisciplinar desempenhado pelos professores com foco no ensino e na aprendizagem de qualidade. “Fazemos um trabalho de acolhimento com nossos alunos, não só com o ensino, mas também a partir do apoio socioemocional. Tentamos realizar um trabalho interdisciplinar com uma parceria entre todos os professores”.

Assessoria de Comunicação da SEDUC

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