Aracaju, 29 de abril de 2024
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Superintendente Executivo da Seduc debate sobre Educação Profissional e Tecnológica

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O superintendente executivo da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), professor José Ricardo de Santana, participou na tarde de quarta-feira, 19, do VII Encontro Técnico do Conselho Estadual de Educação. O evento foi realizado no auditório da Biblioteca Pública Epiphanio Dória e contou com a presença de professores, gestores escolares e diversos profissionais da educação. O encontro foi aberto pelo presidente do Conselho Estadual de Educação, professor João Luiz Andrade Dória, que falou sobre a importância de se debaterem temas relevantes com profissionais da área.

“Os encontros técnicos acontecem anualmente com o objetivo de discutir e debater temas de relevância para o sistema de ensino do estado de Sergipe, sempre com a participação de algum especialista no assunto que será tratado. Essa é mais uma forma de o Conselho Estadual de Educação aproximar-se cada vez mais do público para o qual a gente realiza esse trabalho, como professores, gestores escolares, coordenadores de ensino, entre outros.

O professor José Ricardo de Santana foi o convidado desta edição e proferiu palestra sobre o tema “O Novo Ensino Médio e o V Itinerário: as possibilidades para o Sistema de Ensino do Estado de Sergipe”. Ele iniciou sua fala mostrando dados que comprovam a importância da educação na formação dos indivíduos e o papel que exerce como agente transformador da sociedade. Segundo sua apresentação, o Brasil ocupa a 87ª posição no ranking de desenvolvimento humano da Organização das Nações Unidas (ONU), e Sergipe está na 20ª posição no ranking de desenvolvimento humano no Brasil.

Em seguida ele passou a tratar do tema específico da palestra, aprofundando sobre a Formação Técnica e Profissional, que é o quinto itinerário formativo do Novo Ensino Médio. Ele mostrou um panorama nacional e estadual da quantidade de jovens que estão fora do ensino superior e sem qualificação para o trabalho. Segundo ele, 85% dos alunos de 8º e 9º anos têm interesse em Educação Profissional e Tecnológica, principalmente nos eixos tecnológicos de Ambiente e Saúde (30,5%) e Informação e Comunicação (18,6%).

“A EPT significa um novo caminho na formação dos jovens, promovendo maior cidadania e satisfação com os processos de aprendizagem formal. É uma modalidade educacional que tem a finalidade de preparar para o exercício de profissões, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade”, afirmou.

Metas e expansão

O superintendente executivo da Seduc falou ainda sobre as metas 10 e 11 do Plano Nacional de Educação (PNE), as quais tratam de oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de EJA nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional; e triplicar as matrículas da educação profissional e tecnológica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% da expansão no segmento público. “Em Sergipe, a ambição é a de que, das matrículas da EJA e das matrículas do Ensino Médio, que ao menos 10% sejam integradas à EPT”, disse.

Para ele, a expansão da EPT passa por alguns desafios, como, por exemplo, garantir a oferta de ensino profissionalizante com qualidade em todo o estado; atender à demanda da expansão; desenvolver um ambiente legal favorável; entre outros. O superintendente executivo explicou que, em relação à evolução de matrículas, em 2022, houve uma expansão em Sergipe. São, ao todo, 5.155 alunos matriculados na Educação Profissional e Tecnológica, com cinco novos municípios sendo atendidos pela EPT da Seduc, 80% dos quais são por via modelo de parceria interna da rede.

“Além das ofertas internas próprias, a Seduc tem efetivado parcerias para a oferta da educação profissional a seus alunos, junto ao IFS e Sistema S”, afirmou o professor José Ricardo de Santana, referindo-se a parcerias com o Instituto Federal de Sergipe, Sebrae, Senai, Senar e Senac.

Outro ponto abordado foi sobre o Novo Ensino Médio, explicando que se trata de uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

Relevância

A diretora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), professora Gilvânia Guimarães, participou do encontro e destacou que “o tema é relevante, e a gente vai cada vez mais clareando sobre as possibilidades de oferta. Precisamos avançar muito em relação a bater metas, em relação à quantidade de matrículas que nós temos. Estamos também desconstruindo aquela visão de que a Educação Profissional e Tecnológica é algo direcionado apenas para uma classe trabalhadora. Temos evidências de que muitos estudantes da EPT também trilham o caminho do ensino superior”.

Quem também esteve presente foi a diretora do Departamento de Educação (DED/Seduc), professora Ana Lúcia Lima. Segundo ela, a iniciativa de discutir o Novo Ensino Médio com aprofundamento sobre o itinerário da Formação Técnica Profissional é muito importante para a educação pública de Sergipe. “Sabemos do impacto positivo que a qualificação técnica promove na formação do estudante e no desenvolvimento das comunidades.

Nesse sentido, a Seduc, nos últimos quatro anos, fortaleceu a Educação Profissional Tecnológica na Rede Estadual e ampliou as possibilidades de parcerias internas e com instituições externas, o que oportunizou a formação técnica profissional para estudantes de diversos municípios sergipanos, resultando em um crescimento atual de matrícula de 389% em relação à oferta da EPT no ano de 2018”, explicou.

Assessoria de Comunicação da SEDUC

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