Aracaju, 6 de julho de 2025
Search

Vacinação: a importância do enfermeiro no controle de doenças imunopreveníveis

zazzz

Todo o processo de vacinação é supervisionado e monitorado pelo enfermeiro nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Desde o início da pandemia de covid-19, a vacinação tem sido tema constante nos veículos de comunicação e nas rodas de conversa. Isso porque ela é uma doença imunoprevenível, que pode ser prevenida por meio de vacinas. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza à população em diversas faixas etárias 17 vacinas contra doenças virais, entre elas a covid-19, e bacterianas. Além dessas, existem 10 imunizantes para grupos em condições clínicas específicas.

No Brasil, as vacinas disponibilizadas pelo SUS protegem contra os vírus que causam Hepatite A e B, Sarampo, Caxumba, Rubéola, Febre Amarela, Dengue, Poliomielite, Rotavírus, Influenza, varicela, Herpes Zóster, Raiva, HPV e Covid-19; e bactérias que provocam Tuberculose, Pneumonia, meningite, Haemophilus Influenzae tipo B, Difteria, Tétano, Coqueluche e Febre Tifóide. Nesse contexto, a Atenção Básica desempenha um papel fundamental no controle dessas doenças, no qual o profissional da enfermagem tem destaque.

“As vacinas são formuladas com o objetivo de desenvolver imunização ativa de forma artificial e essa imunização pode ser adquirida de curto ou a  longo prazo podendo imunizar por toda vida. Outras medidas preventivas também podem ser adotadas para prevenir doenças como por exemplo: higiene, alimentação saudável, exercícios físicos, uso de equipamentos de proteção individual, hidratação adequada, entre outras”, explica a professora da Universidade Tiradentes, Maria Paula Futuro.

Todo o processo de vacinação é supervisionado e monitorado pelo enfermeiro nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “O enfermeiro é um dos profissionais que atua fortemente nas campanhas de vacinação nas salas de vacinação e em ações extra-muros. Todos os profissionais são qualificados e treinados para que possam conservar, preparar, manusear, administrar e registrar as vacinas, como também realizar o descarte correto dos resíduos utilizados na vacinação. Além disso, tem papel fundamental na conscientização da população, no treinamento de equipes, gerenciamento de insumos, notificação e acompanhamento de eventos adversos pós vacinação”, diz.

As campanhas de vacinação são definidas pelo Ministério da Saúde com base na situação epidemiológica do País ou de determinadas regiões. Elas são direcionadas a grupos específicos ou população-alvo com o objetivo de diminuir a sobrecarga de todo o sistema de saúde, prevenir formas graves das doenças, óbitos, prevenir novos surtos dessas doenças.

Contribuição da Unit

Sob a supervisão dos professores, os estudantes do curso de enfermagem participam de campanhas de vacinação. “O principal objetivo era promover a vacinação à comunidade acadêmica como também aos colaboradores em pontos fixos e itinerantes. Com a realização dessas campanhas, os estagiários têm a oportunidade de aprimorar a prática em vacinação e ainda reforçam a conscientização vacinal da população”, enfatiza a professora.

Em 2021, a Unit foi um importante ponto de vacinação contra a Covid-19 em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju. Durante quatro meses de funcionamento do ponto fixo de vacinação instalado no campus Farolândia, 65.848 pessoas foram imunizadas. Os estudantes de enfermagem também atuaram também no drive da Sementeira, sempre com supervisão de docentes da Instituição.

Asscom Unit

Leia também