Elementos mais importantes de uma moto, os pneus ficam responsáveis pelo contato do veículo com o solo. Para garantir a segurança e tranquilidade do motociclista, é fundamental que este item esteja em perfeitas condições. O que nem todo mundo sabe é que existem diversos tipos de pneus, sendo cada um deles adequado para um uso específico (estrada ou asfalto, por exemplo).
Para a escolha do pneu ideal que proporcione melhor desempenho é necessário pensar sobre o estilo da moto – os pneus Metzeler, por exemplo, possuem uma grande variedade para as motos de estilo custom, veja aqui, mas o piloto precisa saber qual é o adequado para a sua moto -, definir o tipo de condução e o solo que você irá utilizar com mais frequência. Por exemplo, pneus mais rígidos são indicados para quem vai acelerar mais; já os mais macios são recomendados para quem percorrerá mais curvas. Após decidido isso, é hora de determinar qual pneu melhor atende às suas necessidades e oferece maior eficiência para a sua moto.
Pneu touring
Indicado para trajetos urbanos e deslocamentos em asfalto, o pneu touring conta com um desenho que proporciona ótima aderência em estradas, inclusive em pisos molhados. Tem boa durabilidade.
Pneu touring/desporto
Adaptável aos mais diversos tipos de terreno, o pneu touring/desporto possui borracha de rigidez intermediária e atinge menor temperatura que o pneu de desporto. É o melhor e mais utilizado para passear no final de semana.
Pneu de desporto
Muito utilizado em circuitos de competição, o pneu de desporto é confeccionado com borracha macia e possui poucos desenhos na superfície, o que permite o alcance de altas temperaturas. Não é indicado para pisos molhados.
Pneu trail ou misto
Próprio para quem anda em pisos de asfalto e de terra, o pneu trail ou misto conta com desenho mais largo na superfície, proporcionando maior tração em todos os tipos de solo, até mesmo em areia e lama. Feito de borracha rígida, esse tipo de pneu tem baixa temperatura de funcionamento.
Pneu TT (todo terreno)
Adequado para a categoria cross, o pneu TT tem grandes sulcos na superfície e é ideal para uso fora da estrada, como terra, lama, areia e pedras. Apesar da borracha muito rígida e ótima aderência, sua durabilidade é pequena, uma vez que é um pneu destinado a terrenos acidentados.
Aline Matos
Assessora de Imprensa (Link Builder)