Para deixar uma marca positiva no mercado, é preciso cada vez mais investir na imagem do negócio. A imagem, quando aliada a um trabalho realmente consistente e bem realizado, traz benefícios tanto a curto quanto a longo prazo para o empreendimento, independentemente do segmento de atuação em que ele se encontra.
Reunimos abaixo algumas dicas de como fortalecer a imagem do negócio perante os clientes e o mercado, confira!
Fortalecendo sua marca
Planejamento é essencial: antes de mais nada, é preciso saber qual imagem sua empresa quer passar. A área de comunicação da empresa – ou a agência contratada para tal – deve ter conhecimento do plano de negócios, para assim entender qual é a meta do empreendimento e como então ele deve se posicionar seguindo essa linha.
Destacando os diferenciais: mesmo que sua empresa atue com uma ampla gama de serviços ou produtos, sempre haverá um diferencial a ser destacado, e ele pode ser o ponto focal do trabalho de marketing do seu negócio.
Qualidade: por mais que pareça um quesito óbvio, é sempre bom reforçar que a qualidade deve ser a principal premissa da empresa, seja qual for seu produto ou serviço. Em um mercado altamente competitivo, pouco adianta ter apenas preço baixo sem oferecer qualidade compatível. Faça valer a pena o valor que o cliente paga!
Comunicação é a alma do negócio: não marcar presença em veículos de informação e nas redes sociais hoje em dia é um grande erro. Com um público altamente conectado, que busca na internet as suas referências, buscar o trabalho de uma agência de assessoria de imprensa ou de um profissional especializado em mídias sociais é um grande passo para garantir maior conectividade entre sua marca e seu público e mostrar que sua empresa é autoridade no assunto.
Ouça o que o cliente tem a dizer: uma empresa que não ouve seus clientes e recebe mal as críticas e sugestões tem sérias chances de prejudicar sua imagem. Entender o que os clientes precisam ajuda a reformular estratégias e até mesmo aumentar o lucro.
Esteja onde o cliente está: como explicado no tópico sobre a comunicação, a presença digital das empresas é essencial. O Brasil é um dos maiores usuários de redes sociais do mundo, e é preciso utilizar esse potencial para conversar com o cliente e interagir.
Por Aline Matos
Imagem: reprodução shutterstock.com