Aracaju, 18 de junho de 2026

Aracaju, 30 de abril de 2026

Search

Central Única dos Trabalhadores cobra intervenção na EMBRAPA pelo fim da perseguição sindical em Sergipe

Como consequência do pedido de despejo da EMBRAPA contra o SINPAF (Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário) em Sergipe, a Central Única dos Trabalhadores (CUT Sergipe) enviou um ofício na tarde da última quinta-feira, dia 2 de março, para o ministro Márcio Macedo, que está a frente da Secretaria Geral do Governo Lula, cobrando uma intervenção imediata para acabar com o problema de perseguição sindical contra o SINPAF em Sergipe.

Já é a segunda vez que a atual presidência da EMBRAPA atenta contra o livre exercício da atividade sindical em Sergipe. No fim do ano passado, ainda no Governo bolsonaro, esta mesma diretoria da EMBRAPA que foi mantida no Governo Lula, está tentando demitir o sergipano e dirigente sindical Arnaldo Santos Rodrigues, presidente da Seção Sindical Tabuleiros Costeiros do SINPAF. O processo judicial pela exoneração de Arnaldo continua tramitando em segredo de Justiça, e ainda não houve nenhuma audiência.

Enquanto isso, no dia 23 de fevereiro, os dirigentes de Sergipe do SINPAF receberam a ordem de despejo da sede do sindicato, o que se configura em novo ataque ao livre exercício da atividade sindical. Acesse o link e assine o ABAIXO ASSINADO em apoio aos dirigentes sindicais do SINPAF.

Para o presidente da CUT/Sergipe, Roberto Silva, os ataques contra o SINPAF em Sergipe não podem continuar, muito menos durante o Governo Lula.

“Queremos um posicionamento urgente sobre esta situação. A CUT não aceita que num Governo democrático e popular que teve amplo apoio da classe trabalhadora aconteça este tipo de perseguição contra o movimento sindical. Solicitamos uma intervenção urgente do ministro Márcio Macedo”, declarou Roberto Silva.

A liberdade sindical é um direito fundamental e social além de ser um Direito Coletivo do Trabalhador assegurado pela Constituição Federal Brasileira.

Por Iracema Corso

Leia também