Aracaju, 24 de julho de 2026

Aracaju, 30 de maio de 2026

Search

Deputados denunciam que órgãos públicos são usados politicamente. E pode?

Em Sergipe, com o passar dos anos, para tentar descontruir um discurso dos adversários, o governo sempre jogou para a sociedade que as cobranças feitas não passavam de críticas da oposição, que tinham interesses políticos e que não mereciam tanto crédito. Por mais técnica que seja a cobrança, essa política de comunicação, de desconstrução, só prejudicou a sociedade sergipana nos últimos anos porque assuntos que, verdadeiramente, interessavam à coletividade, ficaram em segundo plano.

Agora quando a crítica vem da “cozinha”, vem de “dentro de casa”, aí o governo precisa ascender a “luz amarela” e rever a estratégia sobre como vai encarar os fatos até porque não tem como descontruir a cobrança quando ela é feita pelos aliados. Nessa segunda-feira (9), no plenário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jairo Santana (PRB), o “Jairo de Glória”, ocupou a tribuna para denunciar que o diretor de operações do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária (DER), Adaílton Martins, estaria se beneficiando do órgão público para fazer política.

A denúncia é gravíssima e não pode ser tratada com desdém. O parlamentar, que é da base do governador Jackson Barreto (PMDB), colocou que não consegue indicar um “quebra-molas” para o Sertão porque a estrutura do órgão público está toda direcionada e sendo conduzida por Adaílton Martins, que seria pré-candidato a deputado estadual no próximo ano. Em seu pronunciamento, Jairo de Glória reclamou do abandono, por parte do governo do Estado, das estradas vicinais que cortam o sertão sergipano. O deputado cobrou do governador que seus auxiliarem visitem mais a região.

Para piorar a situação, outros parlamentares, da situação e da oposição, ficaram solidários com Jairo de Glória, ratificando o uso político do órgão. Não houve defesa por parte do líder do governo na Alese ou por nenhum membro da bancada. Em outra cobrança de Jairo, agora sobre o Ipesaúde, em aparte o também deputado governista Augusto Bezerra (PHS) denunciou que as mesmas “ingerências políticas” que estão acontecendo no DER, se repetem dentro da Secretaria de Estado da Saúde, dando a entender que também existem “interesses eleitorais”.

Este colunista não vai ser injusto ou leviano nem com o DER e, muito menos, com a Saúde Estadual, mas vai exigir que os fatos sejam apurados pelos órgãos fiscalizadores, como o Ministério Público Estadual, o Tribunal de Contas, a Procuradoria Eleitoral e, até, o Ministério Público Federal, porque além da questão política, muitos recursos públicos em questão tem origem na União. O uso político da máquina administrativa é algo antigo e, ao mesmo tempo, ultrapassado.

É uma política que não pode ficar impune, que não pode ser aceita ou considerada, ou melhor, é algo que deve ser repudiado e condenado, que não pode e nem deve ficar impune. A denúncia de Jairo de Glória revela um lado obscuro do governo do Estado, onde além da falta de planejamento, dá a entender que falta pulso, comando, gestão. É inadmissível, se comprovada a denúncia, que um diretor subordinado tenha mais poder de decisão que um diretor-presidente de órgão. Certamente os órgãos fiscalizadores têm uma vasta pauta de trabalho para os próximos meses…

Veja essa!

Jairo de Glória relatou que o diretor do DER está se utilizando do aparelho do Estado para fazer “política baixa e rasteira” na região. “Não se atende a um pedido de vereador ou aliados do Sertão! Os maquinários do DER estão a disposição daqueles que querem fazer politicagem por uma vaga na Assembleia Legislativa. Estão mangando da cara do sertanejo!”.

E essa!

“Infelizmente só atendem a nossa região quando a gente fala mais grosso! Peço desculpas ao meu povo do Sertão por não ter sido atendido nas nossas reivindicações pelos reparos nas estradas vicinais. As pistas do Sertão mais parecem uma tábua de pirulitos! É preciso que o governador Jackson Barreto (PMDB) coloque seus auxiliares para visitarem o Sertão”, completou o deputado.

Recado duro

Por fim, Jairo direcionou sua crítica para o diretor-presidente do DER. “Antônio Vasconcelos, tire a bunda da cadeira, tire o traseiro do banco e vá trabalhar! Sei que ele vive reclamando que o Estado não tem recursos, mas um cidadão lá está fazendo acontecer com as máquinas do DER!”.

 Sem prestígio

“Sou parlamentar, represento o Sertão, e não tenho prestígio para o DER colocar um quebra-molas! Meus encaminhamentos para o Governo ou DER agora serão direcionados para a Barra dos Coqueiros”, completou Jairo de Glória.

Georgeo Passos

Em aparte, o deputado Georgeo Passos (PTC), líder da oposição, disse que pensava que apenas seus pedidos não eram atendidos pelo DER. “Fiz uma indicação sobre a pista da Serra do Machado em Ribeirópolis, por dois quebra-molas, que até hoje não chegaram! Só sei que quando o diretor Adaílton quer, as coisas acontecem! É inadmissível que o presidente do DER tenha menos força que um diretor subordinado e que está tratando o órgão politicamente”.

Zezinho Guimarães

“Realmente as estradas em Sergipe se encontram num estado deplorável! O governo tem feito algumas ações em determinados lugares, como de Tobias Barreto a Poço Verde e promete iniciar de Itabaianinha a Tobias Barreto até para ver se ao menos fica transitável porque estão intransitáveis. Realmente esse Adaílton (Martins) é forte e é preciso encaminhar as recomendações para ele”, disse o deputado do PMDB.

Alô Eunice!

A Procuradora Eleitoral, Eunice Dantas, não pode silenciar diante dos fatos narrados e precisa tomar conhecimento das denúncias propagadas pelos deputados estaduais. O suposto uso político da máquina pública não pode ficar impune. É preciso que a PRE atue para evitar abusos.

Café com Prefeito I

Na manhã dessa segunda-feira (9), o “Café com Prefeito”, quadro especial do Jornal da Ilha, recebeu o gestor da Barra dos Coqueiros, Airton Martins (PMDB). Na entrevista, Airton destacou o crescimento do Município, falou das ações da sua gestão, e também revelou quem terá o apoio dele nas eleições de 2018.

Café com Prefeito II

Ao falar sobre o seu candidato ao Governo do Estado, Airton afirmou que apoiará o político que for indicado pelo atual governador do Estado Jackson Barreto (PMDB). “O meu candidato é o mesmo do governador Jackson Barreto”, garantiu o político.Ao ser perguntado sobre o nome do vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) como candidato ao governo do Estado, Airton disse que o político cumpre com suas obrigações, e se o vice-governador realmente for indicado por Jackson, votará nele.

Airton Martins I

“Belivaldo é uma pessoa séria e de palavra. Se ele for realmente o candidato, eu votarei nele, pois é o candidato do governo. Sou de grupo e sou de palavra, cumpro com minhas obrigações. Eu não sou o tipo de político que fica mudando de lado e pulando de palanque em palanque. Eu tenho minha posição. Apesar que política é uma coisa muito dinâmica e, inclusive, votei em pessoas que hoje estão na oposição. Na eleição ao senado, eu votei em Eduardo Amorim, mas em 2018 eu sigo o grupo”, pontuou.

Airton Martins II

Airton Martins afirmou que sua administração não está medindo esforços para enfrentar a crise e conseguir fazer uma boa gestão.  “Estamos passando por uma crise financeira muito grande no País e a Barra não está fora disso. Mas uma das nossas prioridades sempre foi pagar o salário em dia”, disse.

Desenvolvimento

Airton destacou o crescimento da Barra com o “boom” dos condomínios de casas e apartamentos no Município nós últimos anos. “Hoje, a Barra dos Coqueiros tem quase 30 mil habitantes na Barra. Mas a população está crescendo ordenadamente graças a um Plano Diretor sério que fizemos na nossa gestão”, disse.

Empregos

“Hoje nós temos a termelétrica que já está começando a gerar emprego. Serão 2 mil empregos só na Barra dos Coqueiros. Temos um NAT municipal que está ajudando nesse encaminhamento para as vagas. Além disso, temos vários empresas na construção civil que também estão sempre contratando”, enfatizou.

Bomba!

A empresa M7 Tecidos e Acessórios Ltda, de São Paulo, entrou com uma representação no Ministério Público Estadual de Sergipe no sentido que se apure suposta irregularidade no Pregão Eletrônico nº 313/2017, realizado pela SEPLAG, cujo objeto é a aquisição de material esportivo, visando atender às necessidades da SEPLAG e demais órgãos da Administração Direta e Indireta do Estado.

Exclusiva!

Consta na denúncia que no edital do pregão o material deve ser entregue em conformidade com a solicitação dos órgãos no prazo de cinco (5) dias úteis, contados a partir da emissão do empenho. Pelo curto tempo, segundo o denunciante, só teria condições de cumprir a exigência uma empresa que já saiba que será a vencedora com antecedência ou que resida na cidade do pregão ou nos arredores dela.

Denúncia

Segundo a empresa M7 Tecidos e Acessórios a ação se repete em vários órgãos públicos no País para supostamente beneficiar que tem privilégio nas informações, encarecendo o valor dos produtos, já que a maioria das concorrentes não têm condições de atender a demanda em um prazo inexequível.

O que diz a lei

Segundo a Lei Federal 8666/93 o prazo para a produção e entrega dos itens para o licitante vencedor é de, no mínimo 60 dias para a entrega na totalidade, ou de 40 dias se forem de forma parcelada as entregas.

 Caso Sukita I

Sergipe inteiro esperou, ansiosamente, o embate entre o governador Jackson Barreto e o ex-prefeito de Capela Manoel Sukita pelo comando do PODEMOS. Uma “águia” o chefe do Executivo disse que não tinha nada com o “golpe” e deixou o “BODE” para seu secretário de Assistência Social, Zezinho Sobral, resolver.

 Caso Sukita II

Sem saída política, restou a Sukita se manter próximo de JB e direcionar sua artilharia para Zezinho Sobral, com quem terá um “almoço de conciliação” nesta terça-feira (10). É fruto da política do “abafa” que está em andamento para conter o vazamento de informações e verdades…

Foi Laércio?

Durante o programa de George Magalhães, nessa terça-feira, Sukita denunciou que quem acompanhou Zezinho Sobral junto à Executiva Nacional do PODEMOS foi o deputado federal Laércio Oliveira (SD). Mas será que os dois iriam lá tomar o partido de Sukita sem a conivência de JB? Tá tudo muito estranho…

 Alô Edvaldo!

O prefeito de Aracaju, que orgulhava-se por não atrasar os salários dos servidores públicos, agora deve ter uma atenção especial também para os prestadores de serviços da PMA. Mês passado cerca de 40 cuidadoras sociais que trabalham para a empresa Niltek, contratada da Secretaria Municipal da Assistência Social, passaram fome com os salários atrasados.

A empresa

Procurada por este colunista, a empresa alegava que não tinha como honrar os salários e os tickets alimentação com as trabalhadoras porque a prefeitura de Aracaju estava com três faturas do contrato em atraso.

 A PMA

No último dia 27, a Prefeitura de Aracaju procurou este colunista para noticiar que havia sido realizado o pagamento de parcela integral referente ao mês de junho e também de parte das faturas referentes aos meses de julho e agosto. E que, após um diálogo com a empresa, os salários de agosto haviam sido quitados.

A realidade

Hoje, 10 de outubro, a coluna volta a fazer um alerta à PMA: até agora os salários de setembro ainda não foram honrados e as trabalhadoras já temem passar por necessidade novamente. Este colunista volta a apelar por um entendimento entre as partes porque as prestadoras de serviços pagam seus alugueis e sustentam suas famílias apenas com um salário mínimo que recebem por um trabalho tão digno.

Capela I

O ex-prefeito de Capela, Ezequiel Leite (PR), faz um alerta para a sociedade sergipana sobre o caos administrativo que continua sendo a gestão da prefeita Silvany Sukita (PODEMOS) no município. As recentes demissões em massa de servidores comissionados e contratados pela Prefeitura preocupam Ezequiel, sobretudo pelo crescimento do desemprego na cidade e o desespero das famílias capelenses. Segundo ele o problema está na falta de planejamento e de compromisso com os recursos públicos.

Capela II

Ezequiel lembrou que foi prefeito, durante quatro anos, sem ter que promover demissões em massa no município. “Vejam a que ponto nós chegamos! A Prefeita Silvany, que tanto nos criticou, agora está demitindo cerca de 200 pessoas para tentar ajudar as finanças da Prefeitura. A aflição é grande em Capela! As pessoas estão desesperadas, as famílias não sabem o que fazer em meio a esta crise. Fui prefeito, também enfrentei dificuldades financeiras por conta dos R$ 85 milhões de dívidas que recebi, mas consegui preservar os empregos dos capelenses”.

Sem planejamento

Em seguida, Ezequiel reforçou a falta de planejamento da atual administração. “Entraram na Prefeitura com muita sede e incharam a máquina. Depois do São Pedro, a coisa saiu do controle e agora estão demitindo as pessoas. E o pior: estão exonerando exatamente os mais pobres, os menores salários. Os ‘amigos do rei’ e os acordos políticos estão sendo mantidos. Sem contar os cargos comissionados de outras cidades que também foram preservados. Ao ‘cortar na carne’, a prefeita Silvany praticamente só demitiu capelenses que agora não sabem o que fazer”.

Caos na gestão

Segundo o ex-prefeito, Silvany deveria priorizar quem é morador do município, até para que o dinheiro escasso ao menos circulasse no comércio local. “Nossa gestão pagou os salários e os fornecedores, promovemos o São Pedro e só demitimos o que era necessário. Os serviços públicos funcionavam perfeitamente. Hoje a Saúde de Capela está um caos, a Educação nem se fala, o que se vê são perseguições e agora muito desemprego. Para quem prometeu demais em 2016, hoje não passa de uma grande decepção. Tenho certeza que muita gente está arrependida no município, infelizmente”.

Consultoria

Ezequiel chegou a se colocar a disposição da prefeita de Capela para lhe ajudar a colocar as finanças da Prefeitura em ordem. “Acho que a prefeita Silvany precisa de um pouco mais de humildade. Nós estamos a disposição para ajudar, porque não torcemos pelo quanto pior, melhor. Posso dar uma consultoria em gestão pública para ela colocar a gestão dentro dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”.

Precatórios

Ezequiel Leite também fez questão de esclarecer outro ponto para a sociedade sergipana. “Quando a prefeita fala a gestão tem um débito de R$ 2,5 milhões em precatórios, eu quero apenas relatar que esse débito é fruto dos oito anos da gestão do esposo dela. Em quatro anos de trabalho nós não acumulamos precatórios. Eles estão colhendo apenas o que plantaram. Não têm como questionar a nossa gestão”.

Lambe-sujo x Caboclinhos I

O prefeito de Laranjeiras, Paulo Hagenbeck (DEM), o “Paulão das Varzinhas”, e a vice-prefeita Suely Alves (DEM), a “Suely da Escolinha”, celebram o clima de paz em que transcorreu mais uma edição da festa de Lambe-sujos e Caboclinhos no município, uma das maiores e mais tradicionais manifestações culturais do Brasil. Da noite do sábado (7) até o fim do dia do domingo (8) a cidade foi marcada por muita alegria dos foliões que se divertiram bastante, sem qualquer registro de violência.

Lambe-sujo x Caboclinhos II

A Prefeitura de Laranjeiras deu todo o apoio cultural e logístico para a realização da festa e o prefeito Paulão das Varzinhas faz questão de fazer um agradecimento especial ao governo do Estado, através do Secretário de Segurança Pública, João Eloy, que garantiu um contingente de 50 agentes policiais, com blitz itinerantes, com as participações integradas do GETAM e BPTRAN, além da equipe do GTA (Grupo Tático Aéreo), o que garantiu a tranquilidade aos foliões e aos turistas que vieram prestigiar o evento.

Paulão das Varzinhas

“Foi bonita demais a participação dos grupos, dos Lambe-sujos e dos Caboclinhos. A população que prestigiou certamente se divertiu bastante e com um clima de paz, de tranquilidade. A SSP, através do efetivo destacado para Laranjeiras, fez um grande serviço e por justiça nós temos que reconhecer e agradecer. Essa é uma das nossas maiores expressões culturais e a nossa preocupação era afastar dela qualquer registro de violência. Que no próximo ano a festa seja ainda maior e melhor”, destacou Paulão das Varzinhas.

 Reivindicação

O deputado estadual Gustinho Ribeiro (PRP) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde dessa segunda-feira (9), para cobrar do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária (DER) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura e de Desenvolvimento Urbano (SEINFRA), a recuperação de trechos de rodovias estaduais que ligam os municípios das regiões Sul e Centro-Sul do Estado.

Indicações

Ao fazer uso da palavra, Gustinho lembrou que, recentemente, apresentou e teve aprovadas no plenário da Assembleia Legislativa algumas indicações neste sentido. “Eu gostaria de solicitar ao DER a recuperação da pavimentação asfáltica da Rodovia SE-290, que liga o município de Itabaianinha a Tobias Barreto; do trecho que liga Itabaianinha a Umbaúba; e a Rodovia SE-160 ligando os municípios de Itabaianinha a Arauá”.

Gustinho Ribeiro

“Estive recentemente na região e ouvi das pessoas os apelos pela recuperação dos trechos dessas rodovias e me comprometi em trazer o tema para esta Casa, onde os interesses do povo devem ser debatidos. Faço este apelo ao presidente do DER no sentido que tome as devidas providências porque estamos falando de municípios importantes para a economia do nosso Estado, e de rodovias que têm um grande tráfego de veículos pesados”, requereu o deputado.

Apelo

Gustinho finalizou seu pronunciamento reforçando que os serviços são necessários para minimizar os transtornos das pessoas com tantos buracos nas rodovias. “Solicito ao presidente da Casa e à Mesa Diretora da Alese que reforcem nossos apelos, nossas indicações para que o DER possa verificar isso o mais rápido possível, porque é uma reivindicação que interessa diretamente a população dos quatro municípios”.

Reparos

Após a cobrança de Gustinho Ribeiro, o também deputado Zezinho Guimarães, em uma questão de ordem, anunciou que os reparos serão iniciados nesta quarta-feira (11). Ao fazer o anúncio, Zezinho Guimarães agradeceu a preocupação de Gustinho com sua região, mas explicou que esteve com o governador Jackson Barreto (PMDB) no sábado (7) e aproveitou para fazer a mesma solicitação.

Antônio dos Santos

O também deputado Antônio dos Santos (PSC) informou que, semana passada, protocolou três requerimentos solicitando os mesmos serviços ao DER. “Estive na região e também venho sendo muito cobrado. Nós fazemos este apelo pelos reparos porque a rodovia é perigosa, com muitos veículos quebrando e sem acostamento”.

Debate

A Fundação Brasil Sustentável realiza nesta terça-feira (10), às 19h30, no TCE, o Fórum sobre Segurança Pública com a presença do Delegado Alessandro Vieira e demais representantes da sociedade organizada, gestores e profissionais da área, onde debaterá alternativas para esse tema de tamanha relevância nos dias atuais em Sergipe. O evento é aberto ao público.

Com Belivaldo I

O prefeito Edvaldo Nogueira afirmou, em entrevista à imprensa, que a opção pelo nome de Belivaldo Chagas (PMDB) para ser o pré-candidato a governador do bloco governista foi unânime. “Na reunião do sábado, o nome de Belivaldo foi colocado e a opinião de que ele deve ser o nosso pré-candidato foi unânime. Ele irá agora construir o processo de unidade da nossa frente. E no próximo ano, em meados de março e abril, a gente fará uma nova reunião para definir os demais nomes da chapa majoritária”, disse.

Com Belivaldo II

Edvaldo prosseguiu: “Belivaldo é o nosso nome, é um político que tem capacidade e competência. Foi vice-governador de Déda, é o vice de Jackson. Tem experiência, foi deputado estadual. É um nome que reúne as condições de enfrentar o debate que virá. Claro que ainda não é candidatura definida, porque ainda não chegou o tempo para isso, nem pode pela legislação, mas é o nosso nome para se colocar como pré-candidato”.

Matos I

O deputado Moritos Matos (PROS) agradeceu aos parceiros que o ajudaram na logística para a gravação do Programa Santa Receita Especial Sergipe, da TV Aparecida, que aconteceu nos dias 28 e 29 de setembro. “A apresentadora Claudete Troiano gravou em Aracaju, Estância e São Cristóvão. A vinda da equipe da TV Aparecida é fruto da Audiência sobre Turismo Religioso que eu realizei no dia 7 de julho na Alese”.

Matos II

“O objetivo desse programa é mostrar ao País o potencial turístico do Estado, potencializando a participação de Sergipe nesse setor nacional e internacional, que só no Brasil anualmente gera renda em torno de R$ 15 bilhões”, ressalta o deputado.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

[email protected] e [email protected]

Leia também