Aracaju, 26 de maio de 2024
Search

MEI: empreendedores terão mais um dia para participar da ação

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz4444444

Sexta-feira é o último dia da nona edição da Semana do MEI, evento organizado pelo Sebrae para capacitar e orientar os microempreendedores individuais, além de incentivar aqueles que atuam na informalidade a regularizar o seu negócio. Este ano as atividades do MEI acontecem em Aracaju Itabaiana, Lagarto, Estância, Cristinápolis, Itabaianinha, Nossa Senhora das Dores, Japoatã, Nossa Senhora de Lourdes, Cedro de São João e Neópolis.

Na capital as atividades são promovidas na Praça Dom José Thomaz, no Bairro Siqueira Campos, das 8 ás 12 e das 14 ás 18h. Em todos os locais os cidadãos têm a oportunidade de participar de palestras, oficinas, além de ter acesso a diversos serviços como orientação empresarial, emissão dos boletos DAS, realização da Declaração Anual de Faturamento e alteração e baixa no CNPJ.

Para participar basta ao empreendedor comparecer aos locais munido de um documento de identificação. Aqueles que são já são formalizados também devem apresentar o número do CNPJ. A programação completa está disponível no site www.se.sebrae.com.br ou pelo 0800 570 0800 .

Além dos serviços oferecidos pelo Sebrae, os microempreendedores e potenciais empresários também podem obter informações junto a diversos órgãos estaduais, municipais e federais que estarão presentes no evento, como o INSS, Prefeitura, Corpo de Bombeiros, entre outros. Agentes de instituições financeiras disponibilizam ao público informações sobre produtos e serviços bancários para alavancar os negócios.

Uma das novidades desta edição é a parceria firmada entre o Sebrae e o Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) com o objetivo de disponibilizar atividades para conscientizar os cidadãos sobre a importância do planejamento das finanças. A ação integra a quarta edição da Semana de Educação Financeira e busca alertar os indivíduos sobre a necessidade de desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro e tomar decisões acertadas sobre o consumo.

A programação é composta de palestras e oficinas sobre planejamento, controles financeiros, vendas e compras ministradas por técnicos do Sebrae e representantes de instituições bancárias.

MEI

Em Sergipe há 44.259 pessoas registradas como microempreendedores individuais. Somente nos quatro primeiros meses desse ano foram realizadas 1.685 formalizações, 10,7% a mais que o verificado para o mesmo período de 2016.

Para se tornar MEI é muito fácil. Basta acessar o Portal do Empreendedor e se cadastrar. Ao se formalizar, ele terá direito à aposentadoria, ao auxílio-doença e à licença-maternidade. Tudo isso com uma contribuição que equivale a 5% do salário mínimo e mais R$ 5 de ISS e R$ 1 de ICMS, dependendo da atividade desenvolvida, em um único boleto, que vence o dia 20 de todo mês.

Foto assessoria

Bruno Leonel

Leia também