De hoje, 28, até 1º de setembro, nove criadores artesanais sergipanos participam do 18º Salão do Artesanato em São Paulo. A presença em mais um evento nacional é proporcionada aos artesãos locais pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). Este é o quarto evento este ano com participação de produtos locais em exposição e comercialização.
“São cinco dias nessa feira, que também tem uma expectativa grande, porque São Paulo é a metrópole desse país, com um público que ama o artesanato. Um imenso número de lojistas e isso significa maior volume de possíveis compradores”, destaca a diretora de Artesanato da Secretaria do Trabalho, Daiane Santana.
E poucos dias depois do evento na capital paulista artesãos se preparam para a 6ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce 2024), que acontece na capital Fortaleza, no período de 20 a 29 de setembro. O edital de chamamento para uma das maiores feiras do segmento do Brasil já está disponível no site da Seteem.
“A Fenacce também gera muita expectativa, porque ela é bem regionalizada e característica, bem próximo do que a gente tem aqui em Sergipe. Por isso acaba possibilitando uma boa comercialização”, informa a diretora. Também está prevista para este ano a participação de artesãos sergipanos em eventos realizados no Espírito Santo e Minhas Gerais.
Os seguintes artesãos representam Sergipe no 18º Salão do Artesanato em São Paulo:
– Marilecia da Silva – renda irlandesa – Laranjeiras
– Sônia Cândida – cerâmica esmaltada – Aracaju
– Valdeci Guimarães (conhecido como Nên da Poxica) – Itabaianinha
– Luciano Félix – madeira – Aracaju
– Wilson da Silva – madeira – São Cristóvão
– José Douglas – cerâmica tradicional – Santana de São Francisco
– Anisa Maria Prado – pintura mão livre – Aracaju
– Sara Tair Mohamed – esquelitação – Aracaju
– Celso Lima – Madeira – Aracaju
Foto: Richard Mayer