Aracaju, 12 de maio de 2024
Search

Campanha retrata a importância das mudanças na aposentadoria

Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve por tempo indeterminado. Eles reivindicam reajuste salarial de 27,5% e melhores condições de trabalho (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O desejo de melhorias nas áreas da saúde, segurança e educação é um desejo de longa data dos brasileiros, que cada vez mais se mostram insatisfeitos com a situação do país, principalmente no que se refere ao funcionamento dos serviços básicos, tão importantes para a qualidade de vida da população.

No entanto, se já há problemas aos montes no presente, nada indica que num futuro próximo os problemas sejam enfim solucionados. Tudo isso devido ao desequilíbrio na Previdência, que se não passar por uma reforma consumirá recursos destinados a essas áreas para cobrir os déficits crescentes. Ou seja, tira dinheiro de áreas prioritárias para cobrir o pagamento de aposentadorias.

Desse modo, para que seja possível maiores investimentos em saúde, segurança e educação é necessário e urgente centrar esforços na mudança nas regras da aposentadoria, pois o gasto previdenciário há muito tempo gera um grande desequilíbrio nas contas públicas e representa uma ameaça para a estabilidade da economia brasileira.

Igualmente nunca é demais lembrar que Portugal, Espanha e Grécia quebraram por causa da previdência e tiveram que baixar o valor dos benefícios, pois demoraram muito para fazer a reforma.

Por isso, a indústria sergipana defende a reforma da Previdência, já que sem ela não há também a mínima possibilidade de redução da carga tributária do país e da consolidação de um ciclo longo de inflação e juros baixos, restando apenas a perpetuação de desarranjos macroeconômicos que inibem sobremaneira os investimentos.

UNICOM/FIES

Leia também