Aracaju, 12 de maio de 2024
Search

Com o uso de carros-pipa, Prefeitura minimiza impactos da construção da Perimetral Oeste

phpThumb_generated_thumbnail

As obras de construção da Avenida Perimetral Oeste continuam a todo vapor, e para mitigar alguns impactos para a população que mora nas redondezas, a Prefeitura de Aracaju iniciou uma ação simples, mas que tem melhorado bastante a vida das pessoas. Duas vezes por dia, caminhões-pipa jogam água nas vias de terra, o que ajuda a reduzir substancialmente a quantidade de poeira no local, que acaba chegando nas casas da vizinhança.

O serviço é feito pela manhã e pela tarde. No conjunto Vitória da Resistência (Lamarão) das 8h às 10h e das 14h às 15h; e na Ponte do Riacho do Cabral até a Santa Gleide, das 10h às 12h e das 15h às 16h30. Segundo Lício Morais, engenheiro de produção das etapas 2 e 3 e da obra de infraestrutura do Lamarão, da empresa contratada para executar o serviço, a ação é de extrema importância para, inclusive, evitar doenças.

“A gente ajuda a comunidade no sentido de diminuir a poeira, evitando doenças respiratórias, evitando o incômodo da sujeira dentro das residências. Nós sabemos que é uma situação que não é agradável para a comunidade, mas para que haja o progresso, às vezes é necessário que se tenham alguns transtornos, para que se melhore as condições daquelas áreas. Quando a obra estiver pronta, eles terão uma avenida e um bairro praticamente todo construídos, que vão melhorar tanto a comunidade, como a economia local”, explicou.

De acordo com Joyce Nayam, assistente social da Diagonal, empresa contratada pela PMA para execução do trabalho social na avenida Perimetral, o projeto da construção da avenida também contempla o acompanhamento de obras no entorno do percurso, o que inclui algumas ações de mitigação de impacto.

“A gente sabe que toda obra tem poeira, barulho, alguns inconvenientes, que apesar de serem passageiros, acabam afetando a vida das pessoas que moram nesse entorno. Então o objetivo dessas ações de frente de obra é, justamente, fazer o acompanhamento social dessas famílias, atendendo demandas que porventura surjam, e também fazendo a mitigação desse impacto, principalmente da poeira, através da passagem de carros-pipa que estão fazendo a mitificação do solo e baixando um pouco essa exposição que acaba afetando a saúde respiratória dessas pessoas”, disse.

Perimetral Oeste

As obras da Prefeitura Municipal de Aracaju na avenida Perimetral Oeste, realizada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), vão entregar à população uma via com mais de 7.5 km de extensão, ligando o Jardim Centenário ao Lamarão. O projeto vai fazer a mobilidade urbana de Aracaju avançar ainda mais com requalificação urbana e infraestrutura para acelerar o desenvolvimento de regiões vulneráveis da cidade. A obra está dividida em quatro etapas e custará em torno de R$ 150 milhões.

Foto: Michel de Oliveira/PMA

Leia também