Aracaju, 26 de fevereiro de 2024

Deso coloca em atividade Estação de Tratamento de Água em Dores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
transferir (1)

A operação vai diminuir desperdícios de água e contará com sistema moderno de filtragem, além de beneficiar 12 mil pessoas na região

Reflexo do empenho constante para garantir a segurança hídrica em todo o estado, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) deu início à operação da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) em Nossa Senhora das Dores, médio sertão sergipano. Resultado de um investimento de R$ 3.149.389,80, a instalação recém-concluída tem vazão de 270 metros cúbicos por hora e atenderá o município e povoados vizinhos, contemplando 12 mil habitantes.

“A nova ETA é uma obra essencial que, além de ser uma demanda prioritária do governador Fábio Mitidieri, é crucial para garantir a segurança hídrica do município, incluindo os seus povoados. A nova Estação de Tratamento será interligada à adutora da Faustina que, aliada aos poços que logo entrarão em operação, proporcionará um aumento significativo no volume de água para a população dorense, trazendo mais qualidade de vida para todos”, afirmou o diretor-presidente da Deso, Luciano Goes.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente e Expansão da Companhia, Kleber Curvelo Fontes, um dos destaques do equipamento novo é a diminuição das perdas de água, frequentes na ETA antiga e que causavam prejuízos à população. “Toda a água utilizada para lavagem dos filtros da Estação de Tratamento, por exemplo, será reaproveitada e tratada, e o lodo vai ser decantado nos leitos de secagem. Antes, em média, eram perdidos entre 700 e 800 metros cúbicos de água diariamente. Mas, agora, reaproveitaremos este quantitativo”, explicou.

Eficiência e qualidade

Dessa forma, conforme destacou Kleber, a ETA possuirá um volume maior de água para distribuir à população, além de preservar os recursos hídricos do estado e utilizá-los de maneira mais eficiente. Isso será possível graças ao sistema de dupla filtração, método introduzido no novo equipamento. “Essa tecnologia permitirá que haja mais eficiência e assegurará uma melhor qualidade de tratamento da água, inclusive possibilitando o abastecimento em períodos de chuva, quando normalmente a distribuição ficava comprometida em Dores”, ressaltou.

A nova ETA traz benefícios para a empresa e consumidores. “Tanto a população da cidade está sendo contemplada com um novo equipamento mais moderno, quanto a própria Deso, que conseguirá produzir água tratada com mais garantia e qualidade”, frisou o superintendente de Meio Ambiente e Expansão da Deso, Gabriel Campos.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também