Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

GOVERNO DO ESTADO APRESENTA OS PRINCIPAIS ATRATIVOS DE SERGIPE NO 7º SALÃO NACIONAL DE TURISMO

slide_620855c7c5de57704c46176c23987cb1

Teve início o Salão Nacional do Turismo, a maior vitrine de experiências e roteiros do setor no Brasil. Inaugurado nesta sexta-feira, 15, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF), o evento, promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) e que foi retomado após 12 anos, continua até o próximo domingo, 17. Sergipe está participando com espaços voltados ao turismo sol e praia, turismo de natureza e turismo cultural. Todos remetem a experiências imersivas nos principais roteiros do estado.

Com entrada gratuita, a expectativa é de que 20 mil pessoas compareçam ao Salão, uma oportunidade singular de mostrar os atrativos sergipanos a uma quantidade grande de pessoas de um dos mais importantes mercados emissores de turistas para Sergipe. Ocupando 26 mil metros quadrados, o Salão abrange cinco grandes eixos: Turismo Rural, Turismo de Tendências, Turismo de Natureza, Sol e Praia, e Turismo Cultural – sendo que Sergipe apresenta esses três últimos.

A feira também proporciona várias palestras e debates sobre assuntos relacionados à atividade turística, além de atrações culturais, gastronômicas e musicais. Promovido em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, a Embratur, o Banco do Brasil, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o evento conta com a exposição de diversos segmentos da produção associada ao setor, a exemplo da culinária, do artesanato, da agricultura familiar e de manifestações artísticas.

Turismo é a solução

Durante o discurso de abertura, o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, assinalou que o turismo é a solução para o Brasil. “Com todas as limitações no pós-pandemia, o turismo representa, hoje, 8% do PIB [Produto Interno Bruto] do país e gera, hoje, 7,9 milhões de empregos. E este Salão Nacional do Turismo é a possibilidade de todos nós estarmos juntos: a iniciativa privada e o mundo público, de onde nasce a política pública”, argumentou.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, por sua vez, avaliou que, com a retomada do Salão Nacional do Turismo, a participação de Sergipe é bastante positiva. Ele comenta que o Governo do Estado, por meio da Setur, está fazendo um grande trabalho para promover o Destino Sergipe, e salienta a parceria com o Governo Federal para melhorar a conexão aérea no estado. “O Governo de Sergipe tem feito muito para melhorar a divulgação do estado e fazer com que cada vez mais turistas nacionais e internacionais possam conhecer as belezas e a deliciosa culinária do nosso querido estado de Sergipe”, declarou.

Na concepção do secretário-executivo da Secretaria de Representação de Sergipe em Brasília (Serese), José Luciano Nascimento Lima Filho, é muito importante o estado estar representado no Salão. “Sergipe está marcando posição num dos maiores eventos de turismo do Brasil. Estima-se mais de 20 mil pessoas nesses três dias de evento. Sergipe está mostrando, mais uma vez, com o incentivo do governador Fábio Mitidieri, que está bem posicionado no cenário do turismo brasileiro”, avalia.

Diversidade de atrativos

A secretária-executiva da Setur, Daniela Mesquita, ressaltou que Sergipe está “fazendo bonito” no Salão Nacional do Turismo. “O estado está participando com quatro espaços: um institucional da Secretaria; outro espaço apesenta o turismo sol e praia, vendendo o Verão Sergipe 2024 [que acontecerá entre os dias 12 de janeiro e 12 de fevereiro]; o espaço cultural, onde destacamos que ‘Sergipe é o país do forró’, apresentando todos os elementos que compõem os festejos juninos do estado; e o espaço Turismo de Natureza, onde mostramos toda a beleza do Cânion de Xingó [em Canindé do São Francisco]”, explica.

Além disso, há um espaço de artesanato, onde as rendeiras de Divina Pastora reforçam a renda irlandesa como um produto tipicamente sergipano. E mais: houve uma linda apresentação do grupo Parafuso, da cidade de Lagarto, uma das mais importantes manifestações culturais do estado. “É importante ressaltar que a apresentação da renda irlandesa teve o apoio do Sebrae/SE; o grupo Parafusos, do Sesc; e ainda há a Cozinha Show, com apoio do Senac. Tudo isso tem o apoio e a realização do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado Turismo, e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE)”, esclarece a secretária executiva.

A primeira-dama de Sergipe e secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), Érica Mitidieri, esteve em Brasília e conheceu de perto os espaços de Sergipe no Salão. Entusiasmada com o que viu, fez um convite a todos para conhecerem Sergipe e as belezas que fazem dele um dos destinos mais diversificados do Nordeste. “Aqui, onde eu estou, traz a cultura do nosso estado, a quadrilha junina, o barco de fogo. ‘Sergipe é o país do forró!’. E, em outros espaços, vamos encontrar as experiências maravilhosas que vocês podem fazer lá no nosso estado”, disse.

Joari Proença da Cruz, de Cuiabá, em Mato Grosso, foi um dos que visitaram o espaço institucional de Sergipe. Profissional de turismo, ele disse que estava achando o Salão maravilhoso e elogiou a participação do estado. Revelou que conheceu Sergipe há dois anos e que gostou muito de tudo o que viu e vivenciou. “É muito importante divulgar, num evento deste, um estado como Sergipe, tão cheio de potencialidades, tão bonito. Tem que divulgar mesmo, porque as pessoas precisam conhecer mais do nosso Brasil”, afirmou.

Foto: Ascom Setur

Leia também