Aracaju, 13 de abril de 2024

GOVERNO DO ESTADO DIALOGA COM EMPRESA CELEO REDES  QUE CONSTRUIRÁ LINHAS DE TRANSMISSÃO EM SERGIPE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
slide_e55e902e7a8a1c332e549b203494ae08

Nos próximos anos, Sergipe receberá novas linhas de transmissão e, com o objetivo de estreitar relações entre a Celeo Redes, que fará a construção dessas linhas, e o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), reuniu-se com a empresa na manhã desta segunda-feira, 1º.

A Celeo Redes arrematou o lote 6, ficando encarregada de construir uma linha de transmissão de 500kv que conectará a subestação de Xingó, em Sergipe, ao polo industrial de Camaçari, na Bahia.

“Essa linha tem 355 quilômetros, e alguns municípios no estado de Sergipe serão contemplados, como por exemplo Canindé de São Francisco e Poço Verde. Nós estimamos investimentos de mais de R$ 1 bilhão, e isso gerará, ao todo, mais de 1.200 empregos no pico da obra. Sergipe está sendo contemplado com aproximadamente 30% do traçado dessa linha, e a gente espera que, uma vez realizado o licenciamento ambiental, o início das obras ocorra a partir de novembro deste ano”, explicou o diretor de Novos Investimentos da empresa, Marcelo Lima

Ainda segundo Marcelo Lima, o objetivo da empresa é que a linha esteja pronta em 2026, antecipando em quase dois anos prazo de entrega estimado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), e objetivando prover segurança energética mais adequada para o estado de Sergipe. “Teremos canteiros de obras localizados nos estados da Bahia e em Sergipe, para que seja feita de maneira concomitante, tanto os trechos, quanto os processos de regularização fundiária e licenciamento ambiental. Temos um plano de obras dividido em trechos para que a obra ocorra de forma mais célere possível”, completou.

Durante a reunião, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, ressaltou o trabalho que vem sendo feito pelo governo para promover segurança energética para o estado. “Participamos de reuniões do Consórcio Nordeste e estivemos também no Ministério de Minas e Energia, tratando sobre a necessidade de novas linhas de transmissão para Sergipe. Ficamos muito satisfeitos com o encaminhamento deste projeto e aguardamos novos leilões em que Sergipe possa vir a ser beneficiado”, destacou.

O secretário ainda falou sobre ações de incentivo à geração de emprego. “Quero deixar nossa equipe à disposição da empresa e manter este diálogo aberto. A política do governo é de fomento ao emprego, e nós temos um programa muito forte aqui, que é o Primeiro Emprego, que muitas empresas têm aderido e sido parceiras para absorção de mão de obra após a capacitação dos trabalhadores”, lembrou.

O presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, falou sobre os incentivos estaduais ofertados pelo Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI). “O PSDI é um importante instrumento de atração de investimentos, fundamental para o desenvolvimento econômico do nosso estado, geração de emprego e renda para a população sergipana”, pontuou.

Também estiveram presentes na reunião o secretário-executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, e o diretor de Novos Negócios da Codise, Gibran Boaventura.

Foto: Ascom Sedetec

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também