Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

Governo recebe Missão do Banco Mundial em Sergipe para dialogar sobre projeto de tecnologia e conectividade; reuniões aconteceram na semana

slide_54a0ce42abf73ed59094e615eb426a32

O Governo do Estado recebeu, ao longo desta semana, a Missão do Banco Mundial em Sergipe. Entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, secretarias estaduais e representantes da instituição financeira estiveram reunidos em diversas agendas, com objetivo de dialogar a respeito da implantação de projetos de tecnologia e conectividade.

Recepcionados pela equipe da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), por meio da subsecretaria de Transformação Digital e Inovação, o grupo participou de reuniões técnicas, apresentação das fases do projeto, além de orientações a respeito de compras, contratação e sobre temáticas ambientais e sociais.

Também aconteceram reuniões técnicas com as secretarias e órgãos do Estado que estão envolvidos nos projetos. O objetivo dos encontros foi discutir a viabilidade de um projeto de Aceleração Digital, por meio do Programa Conecte-SE, e sua implantação nos municípios sergipanos, que, se aprovados pela instituição financeira, permitirão melhor qualidade de acesso à internet em todo o estado de Sergipe, além de também promover um canal de diálogo mais moderno e eficaz entre o governo e a população.

“Essa foi uma missão preparatória para a construção do projeto, com a participação dos representantes do banco, que participaram de uma agenda de encontro com os principais atores envolvidos neste grande projeto de conectividade e transformação digital que o estado de Sergipe pretende desenvolver”, explicou a subsecretária de Inovação da Seplan, Andréa Macedo.

Para o secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira, a Missão do Banco Mundial em Sergipe foi um momento ímpar para o diálogo e a construção técnica dos projetos do Governo do Estado. “Reunimos um grande número de secretários e secretárias, para que não houvesse dúvida sobre o quanto estamos engajados e motivados para colocar em prática este projeto que vai transformar Sergipe, e a Missão do Banco Mundial foi essencial para dialogar sobre a construção dos pontos do projeto”, destacou.

Representante do Banco Mundial e o líder do setor de Infraestrutura para o Brasil do Banco Mundial, Luis Andres avaliou como positiva a agenda cumprida em Sergipe com o Governo do Estado e destacou a importância dos projetos. “Esse projeto, do ponto de vista das atividades que vamos financiar em parceria com o Estado, pode ser um exemplo para colocar Sergipe em outro nível, mas também para replicar esse modelo em outros estados, proporcionando mais acessibilidade, melhorando o serviço para os cidadãos e promovendo melhor conectividade nas escolas e demais espaços”, ressaltou Luis Andres.

Participaram, ao lado da Seplan na Missão do Banco Mundial em Sergipe, a Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC); a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom); a Secretaria Especial de Gestão das Contratações, Licitações e Logistica (Seclog); a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Ações Climáticas (Semac); a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM); a Secretaria de Estado da Administração (Sead); a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic); a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem); a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); a Secretaria de Estado da Transparência e Controle (SETC); a Procuradoria Geral do Estado (PGE); a Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE); e a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis).

Foto: Ascom Seplan

Leia também