Aracaju, 29 de abril de 2024
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Investimentos do Banco do Nordeste em infraestrutura crescem 86%

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BNB destina quase R$ 12 bilhões em projetos do setor

Os investimentos do Banco do Nordeste (BNB) para projetos de infraestrutura em 2023 somam R$ 11,97 bilhões. O valor é 86% superior ao destinado a empreendimentos do setor no ano anterior, quando foram registrados R$ 6,4 bilhões.

O presidente do BNB, Paulo Câmara, destaca que no ano passado foram financiados projetos em todos os estados da área de atuação da instituição, como complexos de energia, aeroportos, portos, saneamento e rodovias.

Um dos impulsos para isso foi o aumento de 35,4% nas contratações do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), passando de R$ 32,3 bilhões em 2022 para R$ 43,7 bilhões no ano passado. O Fundo é a principal fonte de recursos para projetos desse setor.

“A infraestrutura tem recebido atenção especial do Banco. Somos parceiros significativos nesse setor. Sabemos que esses projetos são importantes para o crescimento e estruturação da nossa área de atuação. Por isso, saímos de 59 operações em um ano para 208 operações em 2023”, afirma o diretor de Financeiro e de Crédito, Wanger Rocha. Segundo o executivo, esses projetos impactam na vida de milhões de pessoas e influenciam, diretamente, atividades econômicas importantes como exportação e importação, logística, agronegócio e energia.

Em Sergipe, foi registrada uma operação de crédito para infraestrutura no valor de R$ 300 milhões. O contrato foi assinado com a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), para implantação e ampliação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 23 municípios sergipanos. “O contrato foi a maior operação de crédito para infraestrutura do BNB em Sergipe, com grande relevância social para mais de 400 mil pessoas”, diz o superintendente estadual do Banco do Nordeste, César Santana.

Os recursos podem ser acessados por empresas de qualquer porte, consórcios e empresas públicas. O crédito para infraestrutura tem características especiais e o prazo de pagamento pode chegar até 34 anos, em caso de projetos de saneamento, mobilidade urbana, rodovias, ferrovias e hidrovias. O período de carência pode alcançar até oito ano anos nessas atividades e ainda no financiamento a obras de geração, transmissão e distribuição de energia, portos e aeroportos.

Fonte e foto BNB

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