Aracaju, 1 de maio de 2024
Search

Natal Iluminado: comércio de produtos aquece economia aracajuana

phpThumb_generated_thumbnail

A Prefeitura de Aracaju, em parceria com a Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio-SE), o Serviço Social do Comércio de Sergipe (Sesc/SE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Sergipe (Senac/SE) e patrocínio das empresas Construtora Celi, Energisa e Maratá, estão promovendo o Natal Iluminado, um evento que vai além de um espaço de lazer neste período de fim de ano e traz todo o clima do espírito natalino para a cidade, promovendo a união, fraternidade e esperança. Por conta do grande fluxo de turistas na capital durante o mês de dezembro, a Prefeitura, vendo uma chance de impulsionar a economia local, viabiliza uma série de atividades comerciais de maneira organizada, especialmente nas praças Fausto Cardoso, Almirante Barroso e Olímpio Campos.

Como nos anos anteriores, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) desempenha um papel crucial na logística do espaço comercial, proporcionando um ambiente acolhedor para as famílias que visitam a decoração do projeto. O Natal Iluminado de Aracaju se tornou um evento capaz de promover resultados significativos na geração de emprego e renda para os comerciantes locais. A diversidade de produtos nas praças, incluindo artesanato, brinquedos e uma variedade de alimentos, reflete o sucesso da iniciativa.

Bastante elogiada, a iniciativa da gestão é reconhecida pelos comerciantes, que expressam gratidão pela oportunidade. Otacílio Modesto Filho, 62 anos, comercializa diversos tipos de artesanatos ao lado da sua esposa, Sônia Maria Vieira Modesto, na praça Fausto Cardoso, e destaca a importância do apoio.

“Nós estamos aqui todos os dias, mas já percebemos que o movimento tem sido maior aos finais de semana, porque as pessoas estão de folga e vem passear, daí consequentemente vendemos mais. Eu acho muito importante ver a Prefeitura de Aracaju abrindo esses espaços para a gente. Apesar de ser nosso primeiro ano, eu já posso dizer que está sendo ótimo e tem sido muito positivo. É um espaço de lazer muito bonito e que atrai muitas pessoas. Isso aqui está sendo muito bom para a gente e tem nos ajudado bastante”, comemora.

A comerciante Maria José dos Santos Chagas, 55 anos, celebra a venda dos seus produtos. “Nos dias que estou vindo, o movimento tem sido muito bom, muitas pessoas de fora estão nos visitando e levando um pouco de Aracaju para casa. Eu estou aqui porque amo produzir crochê e tricô, é um trabalho muito delicado e me ajuda a ter mais atenção e trabalhar a mente. Apesar de não ser minha principal fonte de renda, é uma ajuda muito significativa. A Prefeitura está de parabéns”, diz a comerciante.

Para a artesã Tânia Virgínia Cardoso de Andrade, 56, que sempre participa dos eventos promovidos pela gestão municipal, o Natal Iluminado de 2023 “tem sido um grande presente”.

“Hoje, com a atual gestão, nós estamos sendo valorizados. Eu só tenho a agradecer a Prefeitura por todo esse espaço e apoio, desde o São João, onde também fomos divulgados pelo Instagram. Essa visibilidade tem sido muito boa, nós estamos recebendo pessoas do Brasil inteiro aqui. As vendas estão sendo boas e eu já quase dobrei o salário mínimo. A expectativa para as vendas durante as festas são as melhores, principalmente na semana do Natal e Réveillon. A esperança é de que seja muito bom, como já está sendo. Inclusive, já estou com o coração partido pensando no fim, porque eu poderia ficar aqui o ano todo”, declara.

Além de artesanatos, as praças Fausto Cardoso, Almirante Barroso e Olímpio Campos estão recheadas de comidas dos mais variados tipos. Salgados, pães recheados, coxinha, pizza e outros alimentos são vendidos por comerciantes, Elisabeth Alves Ferreira, 58 anos, conta que está muito feliz por poder oferecer seus produtos em um espaço organizado e bonito.

“Tudo isso aqui tem sido bom não só para mim, mas para muita gente. Eu sei que muita gente gostaria de ter essa oportunidade e nós estamos tendo graças à Prefeitura de Aracaju. Eu não tenho do que reclamar e a tendência é só melhorar. Já trabalho com salgados há muitos anos, sou autônoma e vendo em minha própria casa. Apareceu essa oportunidade e aqui estou eu. Os finais de semana aqui tem sido maravilhoso”, afirma.

Foto: Michel de Oliveira/Secom

Leia também