Em visita de Itabaianinha, André David defende incentivo aos microempresários para reter empregos em Sergipe
O município de Itabaianinha, reconhecido por seu forte polo têxtil, recebeu a visita do pré-candidato ao Senado por Sergipe, André David. Durante a caminhada, ele conversou com a população, com empresários e microempresários locais, escutando de perto o que o povo tem a dizer sobre os desafios de produzir e trabalhar na região.
André David expressou grande preocupação com o cenário atual, destacando o êxodo de negócios e o fechamento em massa de pequenos empreendimentos no país, e como isso afeta diretamente o estado de Sergipe.
“No Brasil, nós temos um êxodo crescente de empresas saindo do nosso país. 232 empresas migraram para o Paraguai, para você ter uma ideia. Um país um pouco maior do que Sergipe. 1 milhão e 100 mil empresas fecharam no último período avaliado. Dessas, 99% são pequenas e microempresas”, alertou o pré-candidato.
Para ele, a perda vai muito além dos números. “Quando as empresas saem do país, quando as empresas fecham, elas levam uma inovação, elas levam recursos e levam futuro. Lá, são menos impostos, menos burocracia e menos custo na operação. Isso é simples, é só ter vontade de fazer”, afirmou.
Dados do Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai
Os números apresentados por André David têm como base estudos econômicos e registros de comércio exterior. Esse dado histórico das 232 empresas no Paraguai, baseia-se nos registros da Embaixada do Brasil em Assunção e do Ministério da Indústria e Comércio (MIC) do Paraguai. O número aponta o total de indústrias de capital brasileiro que se instalaram no país vizinho atraídas pelos benefícios da Lei de Maquila, que reduz custos operacionais e tributários.
Sobre o fechamento de 1,1 milhão de empresas, o dado reflete levantamentos de demografia empresarial baseados no Cadastro Central de Empresas do IBGE e estudos de monitoramento do Sebrae. Os relatórios apontam que, dos CNPJs que encerraram atividades no período analisado, mais de 99% eram de fato formados por micro e pequenas empresas (MPEs) e microempreendedores individuais (MEIs).
Liberdade para o povo produzir
Ao observar a força do polo de Itabaianinha, André David elogiou o incentivo ao empreendedorismo local e defendeu que a população precisa de condições para trabalhar por conta própria sem o peso do Estado nas costas.
“O estado tem que dar condições de você abrir seu negócio e sustentar. Você dá liberdade à população, você vai ser empreendedor, você vai criar seu negócio, você vai gerar empregos, você vai produzir. E o município ganha com isso, tem arrecadação, o Estado também ganha”, explicou.
André David reforçou que, se for eleito para o Senado, vai trabalhar para fazer a diferença por Sergipe. O foco de sua atuação será criar um ambiente com menos burocracia e menos custos, focado de verdade na geração de empregos e no movimento da economia, garantindo que o estado não perca mais suas empresas e as suas oportunidades de futuro.
Por Ascom/André David – Foto: Ítalo Amorim
