Depois de ficar cinco anos longe das novelas, Maria Fernanda Cândido está de volta ao gênero no papel de Joyce, em “A força do querer”. Sua personagem viverá um drama por causa da transição de gênero da filha Ivana (Carol Duarte).
– Está sendo ótimo. Tinha tempo que eu não fazia novela e já estava com saudades. Para me preparar, conversei com algumas mães que compartilharam comigo como foi passar por esse processo. Foi muito positivo – afirma.
A atriz ressalta a importância de abordar o assunto no horário nobre da TV aberta:
– Acho que a novela não tem obrigação de fornecer respostas, mas pode contribuir gerando questionamentos e reflexões. A transexualidade é uma questão que está presente na vida. A Joyce é uma representante de um mundo mais conservador e vai ter que lidar com isso. Acho que a novela está propondo um choque entre personagens mais tradicionalistas e representantes de um mundo mais novo e mais abertos para o risco, para as aventuras e para a diversidade.
Supervaidosa e ligada à moda na novela de Gloria Perez, Maria Fernanda conta que, na vida real, é diferente de Joyce:
– Não sou parecida com ela em praticamente nada. Sou muito básica: não uso salto, unhas feitas etc. Tenho opções estéticas diferentes. A princípio, eu imaginei que a Joyce pudesse ser fútil, mas, na verdade, ela é uma mulher consciente da importância da autoestima. Que entende que a estética e a maneira como você se apresenta ao mundo fazem parte disso.
Aos 43 anos, a atriz vê a maturidade de maneira positiva:
– Eu acho que a maturidade é maravilhosa em muitos aspectos. Ela faz a pessoa, por exemplo, ter uma relação melhor e mais aguçada consigo mesma. A gente aprende a se aceitar nos pontos não favoráveis e a dialogar com os pontos fracos.
Completando 20 anos de carreira, ela mostra disposição para o trabalho:
– Não penso em parar, acho que ainda tenho fôlego. Depois da novela, tenho um filme para fazer e vou voltar para o teatro também. Além disso, coordeno os ciclos de palestras da Casa do Saber de São Paulo.
Mãe de Thomas, de 12 anos, e de Nicolas, de 9, do casamento com o empresário Petrit Spahira (foto abaixo), a atriz ficou afastada das novelas para se dedicar à criação deles:
– Eu fiz muitas minisséries, teatro e cinema nesse período. Só não fiz novela. Eu moro em São Paulo e, quando eles estavam menores, não dava para ficar 11 meses direto no Rio. Agora que cresceram e já são mais autônomos, é possível. Ainda é muito puxado e corrido, mas está dando certo. Fico na ponte aérea.
Maria Fernanda comenta que os filhos assistem à trama das 21h e garante não se importar de falar com eles sobre as questões levantadas na história:
– Eles assistem na sexta e no sábado. É a primeira vez que veem uma novela em que eu estou. Eles estão adorando, torcem pela Ritinha (Isis Valverde) poque adoram sereia. As crianças de hoje acabam nos surpreendendo. A gente se prepara para tratar de um assunto mais difícil e elas falam: ‘É sobre isso que você queria conversar? Eu já sabia’. Elas vivem num mundo que tem muita informação disponível.
Fonte/Foto: globo.com