Os cinzas são inevitáveis, mas ainda podem pegá-lo desprevenido quando brotam pela primeira vez – especialmente se você tiver 20 e poucos anos. Para alguns, é um cabelo branco aleatório e solitário que aparece como um hóspede, enquanto outros podem ver uma tonelada de cabelos grisalhos em áreas concentradas. A dermatologista Loretta Ciraldo diz que o processo de ficar grisalha parece diferente para todos.
“Embora seja uma parte natural do envelhecimento para a maioria de nós, nem todo mundo fica grisalho automaticamente quando chega aos 50 anos”, diz ela. “Algumas pessoas na faixa dos 80 anos ainda não têm fios cinzas, enquanto outras ficam com cabelos brancos já no final da adolescência”, acrescenta ela.
Se você está curioso para saber o que pode estar causando isso, vamos lá! Para começar, os especialistas dizem que olhe para sua mãe e seu pai. Se eles viram os fios prateados ainda cedo, você provavelmente também verá.
Uma rápida aula de ciências! Os nossos fios obtêm a cor a partir de dois tipos de pigmento de melanina: a eumelanina determina o quão escuro é o cabelo e a feomelanina determina o quão vermelho ou amarelo ele é.
“Normalmente, os folículos pilosos passam por um ciclo de três fases: a fase de crescimento, conhecida como fase anágena, seguida pela catágena, um período de transição e, em seguida, a fase de repouso telógeno, quando o cabelo cai antes que o ciclo se repita”, observa o dermatologista Joshua Zeichner. “Células chamadas melanócitos só liberam melanina dentro do folículo piloso durante a fase anágena”, acrescenta ele.
Com o envelhecimento prematuro, o número de melanócitos no folículo diminui à medida que o cabelo continua a crescer. Isso cria uma espécie de efeito dominó: os fios primeiro ficam grisalhos e, eventualmente, brancos quando os melanócitos morrem e a produção de pigmentos é interrompida.
GLAMOUR
Por Fiona Embleton* — Allure
FOTO: Getty Images