Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

Mentores do The Taste Brasil choram com história de chef brasileiro que ficou em bunker na guerra

14

A nova temporada do The Taste Brasil estreou nesta terça-feira (26) e, além de mostrar o talento de cozinheiros, também trouxe muita emoção. Claude Troisgros, Felipe BronzeManu Ferraz e Manu Buffara não seguraram as lágrimas com a história de Fernando Brito no primeiro episódio do reality. O chef brasileiro, que nasceu no interior de São Paulo, trabalhava na embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia, quando começou a guerra.

“Eu trabalhava na embaixada e saí no sexto dia da guerra. Fiquei dentro de um bunker [estrutura construída embaixo da terra para resistir a projéteis de guerra]. A embaixada do Brasil foi a única no mundo que ficou em Kiev. Até um dia antes, eu estava planejando um jantar oficial. Tudo continuou normal e a cidade saindo.”

O chef, que atualmente mora em Bonn, na Alemanha, preparou um prato de sua criação e o chamou de Paiol: “O prato paiol é onde guarda o mantimento na guerra [estocagem de munição], comida de combate para o exército.”

Ao ouvirem o relato sobre a chegada das tropas militares da Rússia na Ucrânia, os mentores ficaram bastante emocionados.

“A Rússia invadiu Kiev. A gente acordou com as bombas e os mísseis. Com a esposa do lado, a gente saiu com a mala de mão, fechou a porta e fui para o bunker, fui uma das primeiras pessoas a chegar. As famílias, as crianças… Me sentia um estrangeiro comendo algo ou sofrendo de algo que não é meu”, descreveu o participante, chorando. Ele continuou:

“As pessoas precisavam sobreviver, então comecei a cozinhar comidas que estavam no estoque, era uma escola. A guerra chega como um assombro e te rapta emocionalmente.”

“É um soco na cara que a gente leva. É difícil me colocar no seu lugar”, falou Claude.

“Obrigada por compartilhar isso com a gente, me emocionou muito, mas na colher não foi o que me surpreendeu”, avaliou Manu Buffara.

Fernando Brito não passou para a próxima etapa da competição.

Por gshow — São Paulo

Foto: GNT

Leia também