Aracaju, 25 de setembro de 2021

Reunião técnica discute recursos financeiros para as escolas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Mais de R$ 4 milhões serão liberados em três parcelas

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) realizou nesta segunda-feira, 1º, no auditório Maria Hermínia Caldas, uma reunião de planejamento com técnicos das Diretorias Regionais de Educação a fim de discutir e orientar os encaminhamentos das ações do Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Estaduais (Profin) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), além do PDDE Interativo e PDE Escola.

A previsão é de que em 2016 somente o Profin injete recursos da ordem de mais de R$ 4 milhões, por meio de três parcelas, de forma que as escolas possam adquirir materiais de consumo e contratação de serviços necessários a mantê-las.

Todas as escolas devem se submeter aos procedimentos de prestação de contas estabelecidos pela Secretaria de Estado da Educação, observando as normas regulares de contabilidade pública. O valor que cada escola recebe é definido pelo número de alunos matriculados no ano de referência.

“A escola recebe a primeira parcela, presta conta, recebe a segunda, presta conta, e a terceira. Todas devem estar adimplentes com o ano de 2015, planejar em que irá investir e entregar a documentação necessária conforme a legislação”, explica a gerente de Gestão Educacional e coordenadora do PDDE, Julita Batista da Cruz Lopes.

Ela informou que na reunião foi discutida a resolução da nova portaria do Profin para 2016, que contém as diretrizes e orientações técnicas da transferência de recursos, bem como o planejamento do PDE Escola e PDDE, este último com a finalidade de prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica, promovendo a melhoria da infraestrutura física e pedagógica dos estabelecimentos, além do reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático.

Também foi apresentada a relação das escolas que receberam a segunda parcela do PDE Escola em janeiro de 2016, para que sejam orientadas na prestação de contas, com o intuito de que recebam a terceira e última parcela.

Elton Coelho

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia prende mulher que praticou roubo de motocicleta no Bugio
Enock Ribeiro, secretário Socorro, recebe Título de Cidadão Sergipano
Eliane participa reunião com articuladores do Selo UNICEF
Fábio Reis assina ordem de serviço para pavimentar povoado