Aracaju, 30 de julho de 2021

Governo do Estado prepara gestores e técnicos para a Prestação de Contas Anual (Foto: Ascom CGE)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Visando à mobilização e capacitação dos técnicos que atuam nas Diretorias Administrativas Financeiras (DAFs), Assessorias de Planejamento (Asplans) e na gestão de Patrimônio/Almoxarifado dos órgãos e entidades da administração estadual, o Governo do Estado, através da Controladoria-Geral do Estado (CGE/SE), realizou nesta terça, 16, e quarta, 17, treinamento para Prestação de Contas do exercício 2015. A documentação deverá estar pronta até dia 1º de março.

De acordo com o secretário-chefe da CGE/SE, Adinelson Alves, “o evento faz parte do compromisso de todos os integrantes do governo com a transparência dos atos de gestão, e é uma oportunidade de demonstrar os resultados das obras e serviços prestados à população sergipana ao longo de 2015, para que o Tribunal de Contas do Estado, enquanto instituição de controle externo, possa examinar e julgar cada um dos Processos de Contas Anual do exercício passado, na forma da legislação aplicável”.

“O objetivo da Controladoria, ao preparar os técnicos para a prestação das contas anual, é garantir a melhoria da qualidade dos processos, além de diminuir o número de diligências e cumprir os prazos fixados pela CGE e pelo Tribunal de Contas”, enfatizou o diretor da assessoria técnica da controladoria e facilitador do treinamento, Silvar Júnior.

Responsável pela diretoria administrativa e financeira da Fundação Aperipê, Telma Pimentel pontuou a preocupação do Governo do Estado em auxiliar os órgãos governamentais na organização da Prestação de Contas Anual. “A prevenção é importante, e o respaldo de um órgão de controle nos dá a segurança necessária para a preparação legal da documentação, além da entrega no prazo exigido”.

Atento as explicações, o sargento Nelson Júnior, disse que o treinamento é importante no sentido de sanar dúvidas. Ele enfatizou que o Corpo de Bombeiros já está com mais de 60% da prestação concluída.

Já a representante da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Andressa Araújo, disse que essa interlocução entre CGE e demais órgãos do governo é benéfica, pois as informações passadas são enriquecedoras. Ela disse, ainda, que desde o início de janeiro, quando as informações do ano passado foram concluídas, a SES vem trabalhando na construção da prestação de contas e, somando todos os esforços dos servidores da área, a documentação será entregue no prazo estipulado.

Legislação

De acordo com o Artigo 67, parágrafo único, da Constituição do Estado de Sergipe, todo aquele que administra recursos públicos tem o dever de prestar contas à sociedade sobre os atos e fatos de sua gestão.

Nesse sentido, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), por meio da Lei Complementar nº205/2011, exige que os gestores públicos apresentem no ano seguinte a prestação de contas dos atos e fatos de suas gestões ocorridos no ano anterior.

Para tanto, a Controladoria-Geral do Estado editou a Instrução Normativa nº01/2014, no sentido de orientar todos os gestores do Governo de Sergipe sobre os prazos e requisitos que deverão ser observados para a adequada e tempestiva prestação de contas dos órgãos e entidades ao TCE/SE.

Ascom CGE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Estudantes de Arquitetura desenvolvem manual com base na NBR 15575 para habitações em Sergipe
Polícia Civil divulga imagens de furto em uma loja de roupas na cidade de Itabaiana. Veja o vídeo
Nova Lei contra violência auxiliará a Procuradoria da Mulher na Câmara de Pacatuba
Políticos de volta ao batente