Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Governo de Sergipe promove seminário sobre Sistema de Arquivos (Foto: Ascm Secult)

fotos_thumb

Governo de Sergipe promove seminário sobre Sistema de Arquivos (Foto: Ascm Secult)

Evento acontece na próxima terça-feira, 29, às 8h30, na Biblioteca Epifânio Dória

Devido à necessidade de uma reflexão sobre o estado dos arquivos sob a guarda do poder público, respaldado pela Lei dos Arquivos (Lei 8.159 de 1991), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), promove o I Seminário de Revisão do Sistema de Arquivos do Estado. O evento, que conta com o apoio do Arquivo Público do Estado de Sergipe e da Comissão da Verdade, acontece na próxima terça-feira, 29, às 8h30, na Biblioteca Epifânio Dória.

O seminário tem por objetivo fazer uma reflexão sobre temas relacionados à gestão de documentos no âmbito da arquivologia, permitir a apresentação e a discussão entre os principais atores públicos, prévia revisão da Lei do Sistema Estadual de Arquivo, bem como destacar a necessidade de modernização dos mesmos. Com entrada gratuita, o evento contará com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha, e do diretor do Arquivo Público de Sergipe, Milton Barbosa, que farão a abertura no período da manhã. Em seguida será abordado o tema “Legislação e Missão dos Arquivos Públicos”.

Já à tarde o tema será a “Gestão e Modernização dos Arquivos Públicos”. Além de interessados em geral, o público alvo do seminário é de especialistas, representantes ou técnicos de instituições arquivísticas e membros da comunidade acadêmica como professores e alunos do curso de Ciência da Informação e História. Participam do evento a Procuradoria Geral, Seplag, Instituto Histórico, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Tiradentes, Secretarias de Estado além do Tribunal de Justiça, de Contas e Eleitoral.

Os arquivos públicos são gestores constitucionais da informação pública no Brasil, dessa forma, a modernização dos mesmos é de total importância para a transparência no acesso a informação. Sendo assim, o resultado das reflexões do seminário poderá somar-se às ideias propostas e experiências em gestão, abrindo caminho para um conjunto de proposições para a consolidação da modernização dos arquivos do poder executivo.

Programação

29 de março

8h30 – Abertura oficial

9h – Mesa redonda: Legislação e missão dos arquivos públicos

Coordenador: Milton Barboza

Participantes: Secretário da Controladoria Geral, Adenilson Alves, diretora financeira da Seplag, Kátia Regina Perete de Freitas, procurador federal Dr. Ramiro Hagenbeck

14h30 – Mesa redonda: Gestão e modernização dos arquivos públicos

Coordenador: Milton Barboza

Participantes: Procurados do Estado, Dr. André Vinhas

Diretora do Arquivo do Judiciário, Alessandra Lemos Curvelo Dosea

Professora da UFS, Verônica Nunes

16h00 – Elaboração de Conjunto de Proposições

Ascom Secult

Leia também