Aracaju, 28 de março de 2024

CEJUV E PROERD: PARCERIA PARA COMBATER A VIOLÊNCIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Na semana em que se comemorou o Dia Mundial da Juventude [30 de março], alguns avanços foram conseguidos em benefício dos jovens sergipanos. Nesta sexta, 01, a coordenadoria especial da Juventude (CEJUV) da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh) reuniu-se com representantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Sergipe, para buscar formas integradas de auxiliar os jovens sergipanos na construção de habilidades e tomada de decisões, baseadas no trabalho e livres das drogas.

“Por entender que a coordenadoria e os departamentos da juventude devem estar nos mais variados espaços, viemos conhecer o trabalho realizado pelo PROERD no estado desde 2001, objetivando levá-lo até o público já atendido por nós, nas Casas da Juventude, CRAS e nos Espaços Cuidar da capital e do interior”, explicou Fredson Santana, coordenador da Juventude da Seidh. Para o Mentor e Instrutor do PROERD, Sgt. Ismael, a articulação é fundamental para o bom funcionamento do programa. “É importante que agentes da juventude e outros setores conheçam nossa estratégia para que possamos atuar em rede e montar o que chamamos de rede de proteção”, pontuou.

Espaços criados para promover o desenvolvimento integral dos jovens, as Casas da Juventude fortalecem processos de aprendizado e autonomia, gerando oportunidades de melhoria de vida para jovens entre 15 e 29 anos, preferencialmente de baixa renda. Neles, são oferecidos cursos profissionalizantes, orientações sobre saúde, apoio aos estudos, desenvolvimento de atividades comunitárias, vivências, acesso à informática, estímulo ao mercado de trabalho, entretenimento e lazer.

Para a secretária Marta Leão, “são espaços de fundamental importância para a concretização dos objetivos do governo Jackson Barreto, que prioriza a Juventude, por entendê-la como grande agente transformador do futuro”. Hoje, as casas funcionam em Aracaju, Indiaroba, Japaratuba, Maruim, São Domingos, Tomar do Geru, Umbaúba e Boquim[inaugurada este mês]. As próximas serão nas cidades de Estância, Lagarto, Itaporanga, Nossa Senhora do Socorro, Pinhão e Poço Verde.

Trabalho

Também esta semana, a CEJUV deu continuidade às ações de inserção do jovem no mercado de trabalho. Em parceria com o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT/Seidh) foram firmadas parcerias com as empresas Parque Boa Luz e Kit Inteligente, que garantiram a inclusão de jovens aprendizes nas empresas, como oportunidades de mão de obra na área administrativa, tecnologia da informação e produção. Outras oportunidades de inclusão foram buscadas junto aos representantes dos Shoppings Jardins e Riomar, com quem a CEJUV e o NAT alinharam ações para absorção de mão de obra, priorizando jovens.

Texto: Catarina Soares e Míriam Donald

Edição: Rebecca Melo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também