Aracaju, 28 de março de 2024

PMA vacina mais de 35 mil animais durante Campanha Antirrábica (Foto: Ascom/SMS)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
animais

A Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), concluiu a 2ª etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica de 2016. De acordo com os dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foram imunizados 36.217 animais, sendo 26.615 cães e 9.602 gatos. A campanha este ano foi realizada em dois sábados consecutivos, 2 e 9 de abril.

No último sábado foram vacinados 19.534 bichos, sendo 14.172 cães e 5.362 gatos. O maior movimento foi registrado na 6ª região de saúde, que abrange 18 do Forte, Palestina, Cidade Nova, Japãozinho, Coqueiral e Porto D’antas.  Nessas localidades foram vacinados 6.720 animais no total.  Durante a 1ª etapa da Campanha foram vacinados 13.692 animais, sendo 10.299 cães e 3.393 gatos. Além disso, as equipes do CCZ já haviam vacinado, nos meses de fevereiro e março, através de postos volantes, 2.991 animais.

A coordenadora do CCZ, Cristiane Remígio, explica que esse resultado é parcial, uma vez que a vacinação continua. “Quem não pode comparecer a um posto de vacinação nas 1ª e 2ª etapas da Campanha poderá levar o animal de estimação até o Centro de Controle de Zoonozes, no bairro Capucho. Iremos disponibilizar a vacina até que o estoque seja zerado”, explicou.

A vacinação é destinada a todos os animais a partir dos 4 meses de idade. A coordenadora reforça ainda a importância da colaboração dos aracajuanos nessa campanha. “A vacina é a única forma de prevenir a raiva, uma doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos. É fundamental que todos vacinem seus cães e gatos, desta forma estarão zelando não só pela saúde do animal, como também de toda a família”, ressaltou Cristiane.

O médico veterinário do CCZ, Gilberto França, faz algumas recomendações quanto ao transporte dos animais que ainda vão ser vacinados. “Aconselhamos que os cães e gatos não sejam conduzidos por crianças e idosos,  pois eles não terão condições de ajudar a conter o animal durante a vacinação. Além disso, pedimos que quem tem focinheira que leve junto com o bicho de estimação, bem como o cartão de vacinação”.

da assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também