Aracaju, 28 de setembro de 2021

Procuradoria lança cartilha eleitoral para orientar gestores (Foto Marcos Borges)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Procuradoria Geral do Município de Aracaju – PGM lançou na tarde desta segunda (11), a Cartilha Eleitoral. O objetivo é orientar os gestores, servidores públicos, cargos comissionados e agentes públicos de uma forma geral a cerca das determinações da Lei Eleitoral 9.504/1997, também chamada de Lei das Eleições.

O lançamento contou com a presença do vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, além de vários secretários municipais, assessores e funcionários das mais variadas secretarias e órgãos da administração municipal.

Segundo a procuradora da PGM, Maira Nascimento Barbosa Nogueira coordenadora dos trabalhos para criação da Cartilha Eleitoral, por se tratar de um ano eleitoral, a Procuradoria se antecipou perante as orientações pertinentes a todos os agentes públicos, a fim da administração pública conseguir atender a todas as exigências feitas pela Lei Eleitoral no tocante as vedações e permissões descritas.

De acordo com o procurador geral do município, Carlos Pinna Júnior, embora a cartilha criada contenha todos os pontos descritos na Lei das Eleições, o material primou por instruir servidores e gestores públicos que participam da administração durante esse período eleitoral, considerado atípico.

Carlos Pinna Júnior lembrou ainda que a ação criada pela Procuradoria do Município torna de maneira inequívoca a clara demonstração da administração municipal, enquanto ente público de manter a gestão dentro exatamente do que preconiza a legislação eleitoral. “Por orientação do prefeito João Alves Filho haverá um rígido controle da observância das normas eleitorais por parte dos gestores e agentes públicos nesta administração”, enfatizou o procurador Geral.

O procurador advertiu que mesmo existindo o entendimento da necessidade do gestor público conhecer as leis, na prática, isso nem sempre acontece da forma devida, e por questões básicas. Pinna Júnior lembrou que cada administrador pode ter conhecimento específico em sua área de atuação, por está razão, o objetivo do lançamento da cartilha foi provocar em todos os presentes o desejo de acender a luz de alerta. Permanecendo com todos da PGM a disposição para dúvidas futuras e esclarecimentos habituais sobre ações da gestão municipal, esclareceu.

Para o secretário de Comunicação Social, Carlos Batalha é fundamental que todos conheçam a fundo a legislação eleitoral, sobretudo, os prazos determinados para algumas ações administrativas. “A cada ano é comum existir mudanças na Lei Eleitoral, daí a importância de todos estarem atentos e cumprindo rigorosamente o que é determinado, no ano eleitoral.

A secretária de Defesa Social e Cidadania, Georlize Costa Teles fez questão de parabenizar a todos os procuradores pela preocupação de manter todos os gestores e colaboradores da administração municipal em conformidade com a Lei Eleitoral. Algo que Georlize descreve como inédito em seus 26 anos de carreira, enquanto servidora pública.

Ascom ASN

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Samuel decidirá adiar casamento com Zayla em ‘Nos Tempos do Imperador’
Juliette recebe Pabllo Vittar no ‘TVZ’: ‘Fico hipnotizada quando olho pra ela!’
Larissa Manoela sai do mar de maiô cavado e ganha curtida de affair
Aos prantos, Luisa Mell relembra violência médica: “Não quero viver assim”