Aracaju, 28 de março de 2024

VEREADOR VOLTA DENUNCIAR NEGLIGÊNCIA COM A SAÚDE PÚBLICA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Por: Alex Nascimento

Parece que o prefeito de Aracaju acredita que as doenças não evoluem e que, portanto, o cidadão possa esperar por tempo indeterminado até que consiga ser atendido.

O vereador Dr. Emerson Ferreira da Costa, do Rede Sustentabilidade, ocupou o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta terça-feira, 12, para, mais uma vez, denunciar os péssimos serviços de saúde prestados pela gestão do prefeito João Alves Filho ao cidadão aracajuano. Segundo o parlamentar, a espera, por exemplo, para a realização de exames, em muitos casos, chega a mais de um ano.

Dr. Emerson informou que vem recebendo denúncias, diversas, de cidadãos que não conseguem marcas seus exames, assim como denúncias de funcionários dos postos médicos e profissionais de saúde acerca da falta de medicamentos básicos ou para o tratamento de determinadas enfermidades. “Muitas grávidas não estão conseguindo realizar o pré-natal. Há casos delas cujos filhos nasceram sem que as mães tivessem conseguido ser assistidas; isto é algo indignante”, lamentou o vereador.

Emerson Costa fez questão de informar que já provocou o Ministério Público nesta direção, e que, ao acioná-lo, incluiu na documentação relatos diversos, a exemplo de dado cidadão que, embora precise realizar exames semestralmente, aguarda, desde 2014, para realiza-los. “Tal demora é uma vergonha, uma humilhação ao cidadão. Parece que o prefeito de Aracaju acredita que as doenças não evoluem e que, portanto, o cidadão possa esperar por tempo indeterminado até que consiga ser atendido”, desabafou o parlamentar. “Há casos de suspeitas de câncer, ou confirmados, e que, mesmo assim, os pacientes não conseguem ser atendidos”.

Para o representante do Rede Sustentabilidade, tais fatos se devem, em parte, ao fato da prefeitura de Aracaju vim contratando cada vez menos profissionais para o atendimento ao cidadão, embora crescimento das demandas por serviços. “Este ano, para se ter uma ideia, exames como os de Citologia e Colposcopia, este último fundamental para a saúde da mulher, ainda não foram liberados. “Agora é que está chegando aos polos. Os exames foram feitos, a empresa contratada está com os resultados prontos, mas não os libera porque a prefeitura não paga a empresa”, denunciou.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também