Aracaju, 29 de março de 2024

ESTADO DE SERGIPE TERÁ CASA DA MULHER BRASILEIRA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
120416

 

Foi assinado em Brasília, na última semana, o termo de cessão do terreno para construção da Casa da Mulher Brasileira, que atenderá mulheres vítimas de violência vindas de todo o estado. O equipamento será administrado pela Coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (CEPM/Seidh) e ficará localizado na Avenida Maranhão. Sua construção deve ser finalizada em cerca de oito meses.

De acordo com Edivaneide Paes, coordenadora da Mulher da Seidh, uma vez cedido o terreno, será iniciado o processo licitatório para edificação da Casa. “Foi muito gratificante que a secretária Marta Leão tenha ido à Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), em Brasília, trazendo consigo esse termo assinado. A partir de agora, teremos entre 60 e 90 dias para abrir o processo licitatório, com acompanhamento direto da Assessoria de Apoio à Gestão Pública (Asplan) da secretaria. A nossa expectativa é que esses prazos sejam cumpridos e a inauguração seja realizada ainda este ano”, conta Edivaneide.

A cessão do terreno foi assinada entre a Secretaria do Patrimônio da União e o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. De acordo com a secretária Marta Leão, foi um grande avanço para a efetivação das políticas para mulheres em Sergipe. “Estávamos batalhando muito para dar início a essa construção. Sem dúvida, a Casa é uma grande conquista para todas as mulheres sergipanas, que terão ali todo o suporte necessário para o enfrentamento a situações de violência que venham a sofrer”, acredita.

Isso porque, inserida no programa federal “Mulher, Viver sem Violência”, lançado em março de 2013, a Casa da Mulher Brasileira foi criada justamente com o objetivo de promover o acolhimento e atendimento às mulheres em situação de violência. O espaço integrará – não só em Sergipe, mas em todas as capitais do país – serviços públicos de segurança [delegacia especializada; suporte do Ministério Público e da Defensoria Pública; saúde; apoio psicossocial; assistência social e abrigamento]; além de alojamento de passagem e brinquedoteca.

O espaço também abrigará atividades para a promoção da autonomia da mulher, com orientações para emprego e renda, além de proporcionar integração com toda a rede de atendimento e enfrentamento à violência contra a mulher, incluindo uma central de transportes que dará acesso a outros serviços. O objetivo principal é dissipar a violência doméstica dos lares brasileiros, e divulgar amplamente a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

Com orçamento estimado em R$ 9 milhões, incluindo construção e aquisição de equipamentos, além da previsão de repasse de aproximadamente mais R$ 9 milhões nos dois primeiros anos para manutenção e execução dos serviços, o Governo Federal espera atender cerca de 200 mulheres por dia e 72 mil por ano, em cada unidade construída nas cidades brasileiras.

Texto: Rebecca Melo

Foto: Jadilson Simões

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também