Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

5ª EDIÇÃO DO AFOXÉ DE ODÉ ACONTECE NO PRÓXIMO DIA 21

5ª edição do Afoxé de Odé acontece no próximo dia 21 abril

Por: Márcio Rocha

O Abassá Maria da Paz, liderado pela Yalorixá Silvia de Oxum Opará, realiza no próximo dia 21 de abril, quinta-feira, o Afoxé de Odé. O evento está em sua quinta edição e traz a magia dos tradicionais afoxés, também conhecidos como Candomblés de rua, que integram diferentes contextos da música ritual religiosa afrodescendente ao som dos atabaques e agogôs do povo de Odé. Um evento cultural e religioso que busca congregar adeptos, simpatizantes, autoridades e todo o povo de santo. O Afoxé já faz parte no calendário cultural oficial do município de Nossa Senhora do Socorro.

A charanga prepara um repertório especial com pontos e cânticos que homenageiam as divindades africanas, sobretudo Oxóssi, trabalhando variações e evoluções do ritmo. Os atabaques e os agogôs acompanhados dos xéqueres, são alguns dos instrumentos que dão “cor” à evolução dos ritmistas comandados pelo Maestro Dingo Bala.

Oxossi é o Orixá da caça, da fartura e da providência. Rei de Ketu, filho de Oxalá e Yemanjá, ou, nos mitos, filho de Apaoka (jaqueira). Foi um caçador de elefantes, animal associado à realeza e aos antepassados. Está estreitamente ligado a Ogum, seu irmão mais velho, de quem recebeu suas armas de caçador. Ossaim apaixonou-se pela beleza de Oxóssi e prendeu-o na floresta. Ogum consegue penetrar na floresta, com suas armas de ferreiro e libertá-lo. Sua dança simula o gesto de atirar flechas para a direita e para a esquerda, o ritmo é “corrido”, na qual ele imita o cavaleiro que persegue a caça, deslizando devagar, às vezes pula e gira sobre si mesmo. É uma das danças mais bonitas do Candomblé.

Nesta edição de 2016, o afoxé conta com participações especiais de músicos convidados, dentre eles a cantora e compositora soteropolitana, Simone Rayos, que trará em seu repertório sucessos de sua autoria. O afoxé conta com apoio total e irrestrito da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro. O evento já é sucesso e a expectativa do público já é grande. O cortejo terá concentração no Shopping Prêmio, às 14h e seguirá até o Instituto Revida, na avenida Coletora “C”, nº 646, Marcos Freire II.

VAMOS TODOS DE BRANCO EM HOMENAGEM A OXALÁ, ORIXÁ REGENTE DO ANO EM CURSO.

Leia também