Aracaju, 28 de setembro de 2021

Em parceria com a Unit, TJSE inaugura Centro Judiciário de Resolução de Conflitos (Foto: Ascom)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Des. Luiz Mendonça, e o Reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Jouberto Uchôa, instalaram quarta-feira, 13.04, o Centro Judiciário de Soluções de Conflito e Cidadania – Núcleo de Práticas Jurídicas da Unit/Itabaiana (Cejusc/Unit/Itabaiana) na cidade de Itabaiana.

A inauguração de mais uma unidade do Cejusc em uma Comarca do Interior sergipano materializa a assinatura de um termo de cooperação para a realização de conciliações e mediações pré-processuais pelos alunos voluntários do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do curso de Direito da Unit em diversos campi da instituição de ensino. Um dos principais objetivos da parceria é contribuir para a diminuição da demanda de processos, já que no local serão solucionados casos da área cível, a exemplo dos relacionados ao direito de família e do consumidor, através de acordos homologados diretamente pela Justiça.

O Desembargador Luiz Mendonça afirmou que a parceria com a Unit coloca em um mesmo projeto o ensino jurídico e a prática forense.  “Além do compromisso de proporcionar uma prestação jurisdicional mais célere, juntamente com Cejusc/Unit/Itabaiana, buscamos diminuir a litigiosidade sendo um instrumento de pacificação social. Natural de Itabaiana, orgulho-me da inauguração desse Cejusc ciente de que será de significativa relevância para uma terra em que a arte do comércio e do desenvolvimento correm nas veias dos seus filhos. É importante, nesse momento, parabenizar o Professor Uchôa que construiu uma estrutura para o Cejusc/Itabaiana que não se encontra igual em nenhum outro Estado da federação”, enfatizou o Desembargador Luiz Mendonça.

O Reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Jouberto Uchôa, agradeceu a visão e o compromisso do Des. Luiz Mendonça com a conciliação. “A universidade está reiterando seu compromisso primeiro com a qualidade de ensino para nossos alunos e, segundo, dando as mãos para a Justiça para ver se conseguimos diminuir a demanda de processos nas Varas. O Desembargador Luiz Mendonça está de parabéns porque se preocupa com os mais carentes, com aqueles que não têm condições de bancar um advogado de renome”, acrescentou o reitor.

O TJSE está finalizando a capacitação de 18 alunos do curso de Direito da Unit em Itabaiana e 02 professores supervisores para realizarem as audiências de conciliação/mediação e para utilização do sistema eletrônico. A expectativa é que o Cejusc/NPJ da Unit em Propriá realize até 500 audiências de conciliação/mediação por mês.

Segundo o Coordenador do curso de Direito da Unit em Itabaiana, com as conciliações/mediações abriremos outra frente, na medida em que agora, antes de ingressar com as ações, chamaremos as pessoas para que elas tentem se entender e que os acordos sejam diretamente homologados pelo Judiciário”, explicou o professor.

O Juiz Coordenador do Cejusc/Itabaiana, Herval Vieira, informou que a criação dos Cejuscs atendem a uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e agora com a ênfase dada pelo novo CPC à conciliação e mediação. “Com o Cejusc de Itabaiana iremos estimular a cultura e a prática da conciliação e, assim, esperamos reduzir o número de demandas judiciais. As partes terão a oportunidade de extrajudicialmente, antes mesmo de ingressar com qualquer tipo de ação, de compor o seu litígio”.

Através da parceria TJSE/Unit funcionam e atendem à população os Cejuscs/NPJs da Unit em Aracaju, Estância, Propriá e  Itabaiana. Participaram também do evento, os Juízes Pablo Moreno Carvalho da Luz e Taiane Danusa Gusmão; além do prefeito de Itabaiana, Valmir Santos Costa e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, dep. Luciano Bispo.

Fonte: TJ/SE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Samuel decidirá adiar casamento com Zayla em ‘Nos Tempos do Imperador’
Juliette recebe Pabllo Vittar no ‘TVZ’: ‘Fico hipnotizada quando olho pra ela!’
Larissa Manoela sai do mar de maiô cavado e ganha curtida de affair
Aos prantos, Luisa Mell relembra violência médica: “Não quero viver assim”