Aracaju, 29 de março de 2024

TERRORISTAS POSTAM TWITTER COM AMEAÇA DE ATAQUE AO BRASIL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
terror

“Brasil, vocês são nosso próximo alvo. Podemos atacar esse país de merda.” Esse foi o aviso feito em novembro de 2015 por Maxime Hauchard, 22 anos, em sua conta no Twitter, uma semana depois dos atentados que deixaram 129 mortos na França no ano passado. A ameaça foi repetida três dias atrás. Segundo a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o perfil pertence a um terrorista francês que aparece em vídeos do grupo terrorista Estado Islâmico, mas atualmente está com a conta suspensa na rede social.

“A partir do momento da postagem houve uma maior intensidade nos discursos de agressividade dos autoproclamados seguidores do grupo terrorista no Brasil”, afirmou o diretor de Contraterrorismo da agência, Luiz Alberto Sallaberry, na Feira Internacional de Segurança que está sendo realizada no Rio de Janeiro.

A proximidade dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e as ameaças do terrorista pela rede social ligaram o alerta das autoridades brasileiras. Detectada a ameaça, um relatório foi encomendado para levantar os principais riscos que correm cada uma das 300 cidades por onde vai passar a tocha olímpica, a partir do dia 3 de maio, quando desembarcará em Brasília.

Os municípios foram classificados em três níveis de sensibilidade: alto, médio e baixo. A definição foi feita de acordo com o registro de fontes de ameaça no local e a tendência delas atuarem ou não durante o evento. Segundo a Abin, “o documento está sendo repassado aos organizadores do revezamento e às autoridades responsáveis pela segurança do trajeto em cada região. As informações subsidiarão a tomada de ações preventivas e o planejamento operacional das forças de segurança e de defesa”.

O revezamento da tocha terá duração de 90 dias e passará por todos os estados brasileiros, percorrendo um total de 20 mil km.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também