Aracaju, 28 de setembro de 2021

Conceição Mendonça mantém diálogo com secretários municipais (Foto: Ascom SES)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Durante encontro, gestores discutiram vários assuntos, entre eles, o Termo de Compromisso de Parceria na Gestão Bipartite e o convênio de cooperação técnica entre o Cosems e a SES

Mantendo a linha de dialogar e manter relações de parceria, a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, recebeu na manhã de hoje, 14, no Palácio Serigy, membros da diretoria do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems), com a finalidade de conhecer o andamento dos processos de trabalhos que envolvem as duas entidades.

Durante o encontro, os gestores discutiram sobre a condição da Atenção Básica nos municípios, o cronograma de repasse regular e sistemático de verbas do Estado para as prefeituras, além do Termo de Compromisso de Parceria na Gestão Bipartite e o convênio de cooperação técnica entre o Cosems e a SES.

Para a secretária Conceição Mendonça, a reunião reforça a intenção do Estado em atuar de maneira conjunta com o Colegiado, fortalecendo as políticas públicas de saúde.

“Assumo um compromisso de continuar tendo um olhar diferenciado para os municípios, inclusive, me debruçando sobre a situação financeira, pois tenho consciência de que todos nós vivemos uma realidade bem complicada atualmente”, avaliou.

Municipalidade

A gestora ressaltou o resgate da municipalidade, feito através da atuação do Cosems, e garantiu que a Secretaria vai trabalhar de maneira integrada às prefeituras, visando, especialmente, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

“Essa é uma construção coletiva. Eu entendo a particularidade de cada local, mas acredito no trabalho técnico das equipes e no resultado positivo disso”, frisou Conceição Mendonça.

O presidente do Colegiado, Saulo Eloy, secretário de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, aprovou a reunião, afirmando que a gestora estadual mostrou preocupação com relação à construção de um SUS mais coletivo e sistêmico.

Segundo ele, o Cosems é uma entidade apartidária, que está disposta a manter o diálogo, especialmente nos assuntos mais complexos.

“A secretária acena com muita responsabilidade, inclusive para questões como o ‘desfinanciamento’ que vem ocorrendo com o setor. O problema não é simples e tem tomado uma proporção muito grande, mas o Estado mostra envolvimento”, comentou.

De acordo com Saulo, “o Cosems se sente abraçado pela Secretaria de Saúde, mais uma vez, e a expectativa é que se mantenha o ritmo de trabalho atuante e proativo”.

Ascom SES

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia já tem suspeito do roubo das joias de Ana Alves, que inclui anel do seu pai, e já vai ouví-lo
Seduc convoca 57 educadores profissionais aprovados em seleção para cursos técnicos
Sergipe recebe mais de 67 mil vacinas para aplicação em primeira e segunda doses
Luciano Bispo diz que PDES revela potencialidades para investimentos