Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

EM FEVEREIRO, VENDAS COMÉRCIO SERGIPANO RECUARAM 2,7%

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, apontou que as vendas do comércio varejista restrito do estado, no segundo mês do ano, apresentaram queda de 2,7%, sobre o primeiro mês de 2016, na série com ajuste sazonal (realizado para uniformizar os períodos de comparação). Na série sem ajuste, verificou-se que o total das vendas apresentou baixa de 12,8% quando comparado com fevereiro de 2016. Nos dois primeiros meses do ano, as vendas no varejo restrito recuaram 12,7%.

Comércio Ampliado

As vendas do comércio varejista ampliado, que inclui o varejo restrito e as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, contabilizou redução de 14,6% no volume de vendas, em fevereiro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, janeiro e fevereiro, as vendas do comércio ampliado caíram 16,2%.

A diferença entre o varejo restrito e o varejo ampliado, é que o primeiro inclui apenas as atividades de varejo, enquanto que o outro abrange um pouco mais as atividades, adicionando ao varejo as duas atividades descritas acima.

Receita nominal em Fevereiro/2016

A receita nominal do comércio varejista restrito caiu 0,3% sobre janeiro último, na série com ajuste sazonal. Em relação a fevereiro do ano passado, a receita caiu 0,8%. No ano, o recuo registado foi de 0,5%.

Para o comércio varejista ampliado, a receita nominal registrou baixa de 4,9%, quando comparado com o segundo mês de 2015, enquanto que nos dois primeiros meses do ano, verificou-se queda de 6,1%.

Por: Kamilla Ribeiro

Leia também