Aracaju, 25 de setembro de 2021

PMA faz pesquisa com mães e bebês para verificar a associação do Zika (Foto: Ascom/SMS)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O Programa Saúde da Criança do Adolescente e do Jovem (PSCAJ) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já deu início ao mutirão que vai pesquisar a associação do ZiKa Vírus aos casos de Microcefalia registrados em Aracaju. Mães e bebês assistidos pela Prefeitura de Aracaju (PMA) estão sendo convocadas para realizar os exames feitos através de uma parceria com o Laboratório Central do Estado de Sergipe (Lacen) e Universidade de São Paulo (USP).

Moradora do bairro São Conrado, Patrícia Cardoso Souza atendeu ao chamado da SMS e, nesta quinta-feira, 14, levou o pequeno João Alan, de 9 meses, para realizar os exames. “Eu tive os sintomas do Zika Vírus no início da gravidez e meu bebê nasceu com Microcefalia. Até hoje eu não sei o que realmente aconteceu e estou aqui em busca de respostas. Os exames são rápidos e eu recomendo que todas mães de bebês com Microcefalia procurem a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para realizar os procedimentos”.

Depois da coleta do sangue e da saliva, realizada no Lacen, Patrícia também conversou com a apoiadora Ruth Costa e com a assistente social do PSCAJ , Susana Sá. “Nós estamos aqui para orientar todas as mães sobre os benefícios que elas têm direito, a exemplo do passe livre e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Também estamos verificando como está o acompanhamento desses bebês e se todos os exames e vacinas estão em dia”, explicou a assistente social.

Os dias de coleta do material foram divididos por região e o cronograma segue até o próximo dia 26. Para o atendimento, as mães devem se dirigir à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de seu bairro e apresentar RG, Cartão do SUS e Caderneta de Saúde da Criança. A SMS é responsável pelo transporte da mãe e do bebê da USF até o Lacen, assim como do retorno. A coordenadora do PSCAJ Rita de Cássia Bitencourt faz um apelo para que as mães e os 48 bebês assistidos pelo Programa realizem os exames. “Essa verificação é de extrema importância, tendo em vista que antes tínhamos um pequeno número de casos e hoje esse cenário mudou. Precisamos confirmar se esses casos têm ou não relação com o ZiKa e, caso não tenha, essas mães vão precisar averiguar qual a verdadeira causa da Microcefalia nos bebês, até para prevenção em futuras gestações”.

Confira as datas e horário de coleta em cada região:

3ª Região – 15/04 – 7h (Coroa do Meio, Jardim esperança, Conjunto Médici, Grageru e Luzia)

4ª Região – 18/04 – 7h (Bairro América, Povoado Aloque, Jabotiana, Conj. Sol Nascente, Castelo Branco e Siqueira Campos)

5ª Região – 19/04 – 7h (Getúlio Vargas, Centro, Bairro Industrial, Bairro Suiça e Santo Antônio)

6ª Região – 20/04 – 7h (18 do Forte, Japãozinho, Porto Dantas, Santos Dumont e Coqueiral)

7ª Região – 25/04 – 7h ((José Conrado de Araújo, Tamandaré, Jardim Centenário e Getimana)

8ª Região – 26/04 – 7h (Bugio, Soledade, Veneza e Lamarão)

Fonte: PMA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia prende mulher que praticou roubo de motocicleta no Bugio
Enock Ribeiro, secretário Socorro, recebe Título de Cidadão Sergipano
Eliane participa reunião com articuladores do Selo UNICEF
Fábio Reis assina ordem de serviço para pavimentar povoado