Aracaju, 18 de abril de 2024

Fábio Reis comunica a Jackson Barreto, em Brasília, que vota pelo impeachment

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
sb

 

 

Sergipe terá um placar de 6 votos favorável ao impeachment e apenas dois contra. É que o governador Jackson Barreto (PMDB) resolveu viajar a Brasília e tomou café da manhã com o deputado federal Fábio Reis (PMDB). Ouviu do deputado que seguiria a decisão do partido e votaria pelo impedimento da presidente.

– A conversa foi franca, aberta, de amigos e correligionário, disse um aliado de Fábio Reis, acrescentando que “a ponte de relacionamento com o vice-presidente Michel Temer (PMDB), o governador Jackson Barreto terá quantas quiser, lembrando que os dois – Temer e Jackson – são amigos”.

Jackson Barreto cedeu à manifestação de Fábio Reis e, “aparentemente”, concordou com a sua posição de votar pelo impeachment, decisão que Fábio Reis já havia desde quando se reuniu com Michel Temer, no Palácio do Jaburu. Logo após o café, Jackson Barreto foi ao Palácio do Planalto, onde conversou com a presidente Dilma Rousseff.

O governador Jackson Barreto havia negado a sua viagem à Brasília até às 20 horas do sábado, mas resolveu viajar na madrugada de domingo para a conversa com Fábio Reis, o que aconteceu em um café da manhã. Já Fábio divulgava que estava indeciso e só revelaria o seu voto neste domingo, como aconteceu.

Penúltimo – Sergipe é o penúltimo Estado a votar na sessão que julga o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), neste domingo (17), às 14 horas. Da bancada, o primeiro voto será do deputado federal Adelson Barreto (PR) e o último de Valadares Filho (PSB), ambos declaradamente favoráveis ao impedimento da presidente.

A divisão de votos pró e contra da bancada de Sergipe ainda não está definida. Dois deputados que votam contra a permanência da presidente dizem que será de 6 a 2, o que dá vitória ao impeachment em Sergipe. Um deles disse que o deputado Fábio Reis (PMDB) teria conversado com Michel Temer (PMDB), ao lado dos colegas Mauro Lopes (ex-ministro) e João Arruda. Os três teriam confirmado voto pelo impeachment.

João Daniel – Também entrou em contato o Faxaju Online com o deputado federal João Daniel, que estava em meio a um plenário de barulho infernal. Disse que está muito tranquilo e admitiu que “vamos trabalhar para que eles [os que querem o impeachment] não consigam os 342 votos que aprovam o afastamento da presidente”.

– Nós não precisamos ter votos, disse ele, explicando que mesmo assim “já temos entre 192 a 210 votos”. Disse que o clima mudou muito favorável ao Governo e informou que em Brasília neste sábado (16), em termos de manifestação é de tranquilidade, admitindo que neste domingo (17) a situação pode esquentar dos dois lados.

Favorável – Um outro parlamentar, que falou pedindo off, disse que o clima é favorável ao impeachment, disse isso baseado em conversas que teve por todo o dia deste sábado (16), com deputados da oposição e situação. A mesma fonte disse que o Governo tentou atuar dentro do PSB internamente, mas não obteve sucesso.

O deputado federal André Moura (PSC), que ficou 48 horas sem dormir, disse que o grupo de coordenação favorável ao impeachment, que ele participa, tem em mãos um levantamento de parlamentares que dá vitória fácil para o impedimento de Dilma. Na avaliação, no contato corpo a corpo, pelo impeachment tem 370 deputados e contra só 139.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também