Aracaju, 27 de setembro de 2021

Aulão do Pré-Universitário inicia preparação para o Enem (Foto: Eugenio Barreto)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Revisão atrai grande número de estudantes ávidos por uma vaga no ensino superior

Teve início neste sábado, 16, o cronograma de aulões para preparação 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A expectativa de presença da direção foi superada, registrando mais de 700 alunos dos polos do Programa Pré-Universitário Seed (Preuni) e escolas da Rede Estadual de Ensino de Aracaju e da Grande Aracaju presentes na quadra esportiva do Colégio Estadual Dom Luciano.

A programação de aulas é organizada pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional/ Pré-Universitário (DASE/Preuni). Os temas relacionados às disciplinas Matemática Básica, Redação e Atualidades atraíram um grande público.

“Estamos com uma boa infraestrutura e organização dos aulões para todo o ano, com uma agenda que iniciou nesta sábado, 16 de abril, e vai até os dias 31 de outubro, 1,2 e 3 de novembro”, afirmou o diretor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, Fábio Leite.

Cronograma

O iniciou das atividades foi contemplado com muita música, afim de que os alunos se aclimatassem com o aulão, e definitivamente desse a largada para a vitória no Enem 2016.

Às 8h30 teve início a aula de Matemática Básica ministrada pelo professor Valdemar Ribeiro. Logo em seguida aconteceu a aula de Redação, ministrada pelo professor Ronney Marcos, e depois, Atualidades, proferida pelo professor Sebastião de Souza (Batata).

“As revisões são um estímulo da Seed para que eles continuem se preparando e estudando nos finais de semana. O material foi organizado pelos professores focado no que é cobrado pelo Enem e vamos oferecer às Oficinas de Redação. Sempre traremos temáticas diversas da atualidade propondo que eles relacionem com as outras disciplinas e tenham embasamento para a redação”, elencou Laila Gardênia, coordenadora do Preuni.

Preparação e revisões

Dos mais de 700 alunos presentes dos 14 polos do Preuni de Aracaju, também participaram estudantes dos polos da Grande Aracaju, Nossa Senhora das Dores, Boquim e Carmópolis, além das escolas da Rede Estadual que não oferecem o programa.

Luzia de Souza, aluna do 3° ano, em Nossa Senhora das Dores, chegou ao aulão logo cedo com mais de 80 estudantes. Para ela, participar das revisões é importante porque efetiva o conteúdo que já foi visto no ensino regular. “É um modelo preparatório de revisão que a gente ver o que foi dado o mês todo”, afirmou.

Ela disse ter descoberto o Preuni quando cursava o 2° ano do ensino médio, e desde lá vem se preparando para prestar o processo seletivo na área das Exatas, mais especificamente Ciências da Computação. “Montei um cronograma de estudos com um material diferente aos sábados. Pela manhã curso o ensino médio, à tarde estudo o que vi e a noite vou para o Preuni”, destacou.

Suelainy Mota Santos, do 3° ano, de Nossa Senhora das Dores, disse que fez também um cronograma de estudos e tem nos aulões um momento de revisar tudo que os professores deram em sala. “Vamos deixando para trás as dúvidas”, afirmou.

Conteúdos e incentivo

O professor de Literatura Dicson Soares, do polo do Colégio Dom Luciano, em Aracaju, que participou da elaboração do conteúdo, destacou que o material é suplementar ao que é exposto em sala de aula, como se fosse um resumo para que os alunos possam assimilar melhor. “Nos aulões trabalhamos as ideias de base para e eles revisam”, explicou.

Para a coordenadora do polo de Dores, Elisângela Nunes dos Anjos, os aulõe sé um incentivo a mais e motivação. “Eles aprendem mais com as revisões”, afirma. Incentivo a mais é o que tem feito os alunos do Preuni e já vitoriosos no Enem 2015, Clebson José dos Santos, (Matemática, UFS) e Lucas Oliveira (Contabilidade e Administração, UFS).

Eles acompanham os outros alunos e serve de estímulo para que cada vez mais outros estudantes acessem o ensino superior. Eles pretendem também fazer o Enem 2016. “Nunca temos que parar de estudar e nos atualizar. Fiz Contabilidade e Administração na UFS e agora quero Medicina, porque está dentro do que quero ser”, focou, Lucas Oliveira.

Se for pelo incentivo dele, que pontuou 920 na Redação do Enem 2015, a vitória dos colegas está garantida. “Primeiro, quero dizer que temos que participar das Oficinas de Redação, que são muito boas. Segundo, focar e dividir o tempo para os estudos com intervalos. Reforçar o que aprendeu no turno da tarde e filtrar, porque nem tudo que mostra o ensino médio cai no Enem”, incentivou.

Fonte: Seed

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Gracinha Garcez é empossada como deputada estadual na Alese nesta segunda
Estado inicia pagamento dos servidores públicos nesta quarta-feira, dia 29
Escolas estaduais intensificam preparação para o Enem 2021
Ato Fora Bolsonaro vai ocupar ruas da Coroa do Meio no sábado