Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Emsurb fiscaliza manutenção de espaços públicos (Foto: Ascom/ Emsurb)

emsurb

Na manhã desta segunda-feira, 18, o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), João Paulo Sobral Bispo e comitiva visitaram diversos locais que estão recebendo manutenção por parte do órgão. O objetivo foi verificar o fluxo das demandas e agilizar providências que serão implantadas nas próximas semanas. Na ocasião, o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb, Luiz Carlos dos Santos (Branca de Neve), mostrou as novidades que serão implantadas no Mercado Albano Franco.

“Nossa intenção é verificar os serviços que estão sendo executados e planejar os próximos passos referentes às manutenções, adequando tudo às necessidades da população. Vamos adequando as pequenas demandas ao funcionamento dos serviços, sem paralisar o funcionamento. A população não pode ficar desabastecida e a Emsurb vem cumprindo com seu papel de atender às demandas relacionadas aos serviços urbanos”, pontuou o presidente do órgão, João Paulo Sobral.

Em comitiva, a visitação passou pela área do Cemitério São João Batista para observar a manutenção que vem acontecendo no local. Segundo explicou Luiz Carlos dos Santos, as covas do chão serão colocadas em ossuários (que já estão sendo providenciados) de forma a dar mais espaço para transitar no local. “No São João Batista, já temos a pessoa responsável pela execução do ossuário. Assim, quem desejar tirar os restos mortais de seus parentes poderá passar lá e acertar os detalhes. Vamos colocar oito blocos com 112 espaços cada um, todo construído de forma vertical através de gavetas. Assim, liberamos o trânsito dos pedestres que muitas vezes acabam pisando nas covas e túmulos que foram feitos na horizontal”, explicou Luiz Carlos.

O cadastramento das covas, que já está em fase de conclusão, proporcionará uma maior organização na hora de encontrar informações sobre a localização dos restos mortais dos entes dos aracajuanos enterrados nos cemitérios públicos da capital (São João Batista e o Helena Bandeira, no bairro Atalaia). “Cada cemitério será organizado, numa espécie de arruamento diferenciado por nome de cada rua, cores e imagens de plantas (cada rua foi batizada com um nome de planta). Todo o planejamento gráfico já foi traçado pela equipe de arquitetos da Emsurb e estamos no processo de classificar com fotos cada jazigo demarcando o mesmo com um código. Assim, a pessoa que queira localizar um túmulo, por exemplo, basta informar o nome do falecido que encontraremos a localização exata”, pontuou a arquiteta responsável pelo projeto, Aimée Rezende.

Siqueira Campos

No Mercado Carlos Firpo, localizado no bairro Siqueira Campos, uma pequena manutenção já está em processo de finalização. A expectativa é que o local receba uma feira semanal e que o local passe a funcionar diariamente, com toda a comodidade que os permissionários e clientes merecem. “Trata-se de um mercado referência para os aracajuanos. Todo mundo que circulou pelo Siqueira Campos e adjacências passou naquele local. Queremos finalizar essa manutenção o quanto antes para que a população volte a frequentar este comércio. Queremos manter mais viva do que nunca a tradição de se comprar na tradicional feirinha do Siqueira Campos”, ressaltou Luiz Carlos.

Centro

Já no Mercado Albano Franco, Centro da capital, a comitiva visitou a estrutura que funcionará, nas próximas semanas, como rádio-feirante (um espaço dedicado aos trabalhadores dos Mercados centrais). Na ocasião, João Paulo Sobral conversou com permissionários, ouviu solicitações e frisou a importância de se realizar trabalhos de conservação constantemente nos mercados do Centro de Aracaju. “Nossas equipes estão realizando as manutenções necessárias, deixando conservadas as estruturas dos mercados de Aracaju, principalmente, os localizados no Centro, por entendermos que os mesmos estão no coração da Cidade e que são verdadeiros pontos de referências para o turismo, fazendo circular boa parte da economia da capital”, pontuou o presidente da Emsurb.

Fonte: Emsurb

Leia também