Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Profissionais do Huse são orientados sobre vírus Influenza H1N1 (Foto: Ascom SES)

5cc2b73bac0b1ca9c27776a1c2ab8748

Durante o evento, foi apresentado o plano de ação responsável pelo manejo dos pacientes, além de explicações sobre o vírus e a doença, o tratamento, a vacinação e as condutas adotadas para que não haja pânico entre a população

Com o objetivo de preparar e orientar os médicos e profissionais do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) a respeito do vírus Influenza, causador da gripe H1N1, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da unidade promoveu uma capacitação. Durante o evento, foi apresentado o plano de ação responsável pelo manejo dos pacientes, além de explicações sobre o vírus e a doença, o tratamento, a vacinação e as condutas adotadas para que não haja pânico entre a população.

Foram dois dias de informações para os profissionais, seguindo as orientações divulgadas pelo Ministério da Saúde, que são voltadas para a redução de risco de transmissão do vírus na população. De acordo com a gerente do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Huse, Iza Lobo, é preciso orientar e conscientizar as pessoas para que todos estejam preparados para atender os possíveis casos que chegarem ao hospital.

“Com o inverno que se aproxima, vão chegar casos de gripe com mais frequência, por causa da sazonalidade da época. Uma parte deles, certamente, será de H1N1, que é um dos três vírus com maior circulação atualmente. O profissional de saúde tem que estar preparado para esclarecer a população que esse é mais um vírus de gripe. Pode ter consequências mais graves, como qualquer tipo da doença, mas não há motivo para pânico”, explicou.

Na capacitação foi falado, ainda, sobre a preparação para o plano de manejo, como reconhecer uma gripe grave e o tratamento da doença, que deve ser rigoroso. “Há também as vacinas, que chegam até o final deste mês. Serão três dias de campanha para imunizar os profissionais. Vamos distribuir materiais informativos e promover campanha de imunização na primeira semana de maio. Esperamos atingir um grande público”, ressaltou Iza Lobo.

Leia também