Aracaju, 7 de dezembro de 2021

Secretário recebe os atletas que irão representar estado Sergipe na Grécia (Foto: Assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Por Lívia Lessa

Os atletas sergipanos, nas diversas modalidades, cada vez mais ganham destaque no cenário nacional e internacional. Dessa maneira, reconhecendo os grandes talentos do Estado, a Federação Internacional do Desporto Escolar (CBDE), por meio da Federação Sergipana de Desporto Escolar, fez o convite ao jovem Emanuel Isaque Santos, aluno do Colégio Estadual Joaquim Vieira Sobral para competir na categoria peso pena no III Jogos Educacionais ISF, que acontecerá de 23 a 28 de abril, em Athenas, na Grécia.

Na noite de ontem, 18, o secretário Jorge Carvalho recebeu os alunos que irão viajar para à Grécia. A reunião contou com a presença dos pais e professores dos alunos, além da Diretora do Departamento de Educação Física (Def), Maria Auxiliadora Pires, e o vice-presidente da Federação Sergipana de Desporto Escolar Sérgio Luiz Thiessen.

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) por meio de diversas ações e iniciativas apoia a participação dos atletas sergipanos das diversas modalidades em eventos nacionais e internacionais.

De acordo com o secretário, mesmo em tempos que são notórias as dificuldades, a secretaria busca oferecer o suporte necessário. “ A Seed apoia as iniciativas do Desporto Escolar. É necessário que invista e reconheça o valor do esporte”, diz Jorge Carvalho.

Segundo Maria Auxiliadora Pires, o convite foi feito para Emanuel Isaque por causa dos bons resultados do jovem. “O Governo do Estado de Sergipe, por meio da Seed, não mede esforços para oferecer o apoio e fomentar o desporto escolar”, verifica.

Atleta sergipano é destaque no Jui-Jtsu

De acordo com Emanuel Isaque a prática esportiva mudou a sua vida para melhor. O esporte é um meio de transformação que possibilita o desenvolvimento humano. Para ele, participar do III Jogos Educacionais ISF representa muito mais que um desafio é a certeza que está no caminho certo.

Segundo o estudante, o incentivo que recebe da Seed é primordial para encarar os desafios.  “ Estou feliz por ter a chance de conhecer outro país e cultura. Além disso, irei representar o meu Estado, conhecer e trocar experiências com atletas de todo o mundo. Ressalto que esta é uma oportunidade única e eu agradeço o apoio da Secretaria por meio do DEF”, declara.

O estudante já é destaque internacional do Jui-Jitsu. O jovem começou a participar das competições há um pouco mais de um ano. Em um curto espaço tempo, o atleta já conquistou 28 medalhas, sendo 13 de ouro, cinco de prata e 10 de bronze. Dessa maneira, Emanuel e se tornou o 16° lugar no ranking mundial.

III Jogos Educacionais ISF

Por meio da CBDE o Brasil participará pela primeira vez dos Jogos Educacionais da Federação Internacional do Esporte Escolar (ISF). O objetivo do evento é oferece a todos os atletas que irão participar da iniciativa um ambiente de cultura, história, e inclusão através do desporto escolar.  Nesta primeira participação do País, a CBDE será representada por estudantes de Sergipe e Paraíba.

Foram convidados para participar do evento quatro alunos do Estado, dentre eles Emanuel Isaque. O vice-presidente da Federação Sergipana de Desporto Escolar Sérgio, Luiz Thiessen, reconhece a importância do apoio da Seed aos jovens atletas.

“Este evento é um campeonato mundial escolar, tem uma caraterística inédita é um evento multiesportivo. Além disso, fará parte da programação do acendimento da Tocha Olimpíca que irá percorrer o mundo todo até chegar ao Brasil durante as Olímpiadas Rio 2016 ”, afirma Thiessen.

Segundo o vice-presidente, o campeonato será um momento de confraternização entre os povos de diversos lugares.  “A escolha e indicação por Sergipe é pelo fato do estado ter uma das Federações mais antigas da Confederação e que realiza mais eventos há mais de 15 anos, assim como a Paraíba”, informa.

Assessoria de Comunicação da SEED

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Alese aprova doação de imóvel que impulsionará turismo no município de Porto da Folha
Deputados aprovam na Alese a continuidade do Programa Educação Mais Conectada, da Seduc
Janier Mota, em carta aberta, anuncia que não disputará reeleição em 2022 e relata os motivos
Deputados se reúnem com os representantes das empresas Sunoak e Elektsolar