Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Secretário recebe os atletas que irão representar estado Sergipe na Grécia (Foto: Assessoria)

ATLETS

Por Lívia Lessa

Os atletas sergipanos, nas diversas modalidades, cada vez mais ganham destaque no cenário nacional e internacional. Dessa maneira, reconhecendo os grandes talentos do Estado, a Federação Internacional do Desporto Escolar (CBDE), por meio da Federação Sergipana de Desporto Escolar, fez o convite ao jovem Emanuel Isaque Santos, aluno do Colégio Estadual Joaquim Vieira Sobral para competir na categoria peso pena no III Jogos Educacionais ISF, que acontecerá de 23 a 28 de abril, em Athenas, na Grécia.

Na noite de ontem, 18, o secretário Jorge Carvalho recebeu os alunos que irão viajar para à Grécia. A reunião contou com a presença dos pais e professores dos alunos, além da Diretora do Departamento de Educação Física (Def), Maria Auxiliadora Pires, e o vice-presidente da Federação Sergipana de Desporto Escolar Sérgio Luiz Thiessen.

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) por meio de diversas ações e iniciativas apoia a participação dos atletas sergipanos das diversas modalidades em eventos nacionais e internacionais.

De acordo com o secretário, mesmo em tempos que são notórias as dificuldades, a secretaria busca oferecer o suporte necessário. “ A Seed apoia as iniciativas do Desporto Escolar. É necessário que invista e reconheça o valor do esporte”, diz Jorge Carvalho.

Segundo Maria Auxiliadora Pires, o convite foi feito para Emanuel Isaque por causa dos bons resultados do jovem. “O Governo do Estado de Sergipe, por meio da Seed, não mede esforços para oferecer o apoio e fomentar o desporto escolar”, verifica.

Atleta sergipano é destaque no Jui-Jtsu

De acordo com Emanuel Isaque a prática esportiva mudou a sua vida para melhor. O esporte é um meio de transformação que possibilita o desenvolvimento humano. Para ele, participar do III Jogos Educacionais ISF representa muito mais que um desafio é a certeza que está no caminho certo.

Segundo o estudante, o incentivo que recebe da Seed é primordial para encarar os desafios.  “ Estou feliz por ter a chance de conhecer outro país e cultura. Além disso, irei representar o meu Estado, conhecer e trocar experiências com atletas de todo o mundo. Ressalto que esta é uma oportunidade única e eu agradeço o apoio da Secretaria por meio do DEF”, declara.

O estudante já é destaque internacional do Jui-Jitsu. O jovem começou a participar das competições há um pouco mais de um ano. Em um curto espaço tempo, o atleta já conquistou 28 medalhas, sendo 13 de ouro, cinco de prata e 10 de bronze. Dessa maneira, Emanuel e se tornou o 16° lugar no ranking mundial.

III Jogos Educacionais ISF

Por meio da CBDE o Brasil participará pela primeira vez dos Jogos Educacionais da Federação Internacional do Esporte Escolar (ISF). O objetivo do evento é oferece a todos os atletas que irão participar da iniciativa um ambiente de cultura, história, e inclusão através do desporto escolar.  Nesta primeira participação do País, a CBDE será representada por estudantes de Sergipe e Paraíba.

Foram convidados para participar do evento quatro alunos do Estado, dentre eles Emanuel Isaque. O vice-presidente da Federação Sergipana de Desporto Escolar Sérgio, Luiz Thiessen, reconhece a importância do apoio da Seed aos jovens atletas.

“Este evento é um campeonato mundial escolar, tem uma caraterística inédita é um evento multiesportivo. Além disso, fará parte da programação do acendimento da Tocha Olimpíca que irá percorrer o mundo todo até chegar ao Brasil durante as Olímpiadas Rio 2016 ”, afirma Thiessen.

Segundo o vice-presidente, o campeonato será um momento de confraternização entre os povos de diversos lugares.  “A escolha e indicação por Sergipe é pelo fato do estado ter uma das Federações mais antigas da Confederação e que realiza mais eventos há mais de 15 anos, assim como a Paraíba”, informa.

Assessoria de Comunicação da SEED

Leia também