Aracaju, 28 de março de 2024

Prefeitura de Aracaju reforça segurança na Escola Nunes Mendonça (Foto: Maíra Ribeiro)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
GMA

Para traçar uma ação emergencial de segurança na Escola Municipal de Ensino Infantil Nunes Mendonça, situada no bairro Atalaia, que foi alvo de arrombamento no último final de semana, a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) convocou apoio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) para apresentar soluções pontuais que propiciem tranquilidade aos profissionais e estudantes da instituição de ensino.

Pensando nisso, ontem à tarde, 18, representando o Departamento da Educação Básica da Semed (DEB), a professora Lenalda Gomes dos Santos, acompanhada do comandante da Guarda Municipal de Aracaju, coronel Enilson Aragão, estive na Nunes Mendonça e, na oportunidade, reuniu-se com a equipe diretiva, representantes dos professores e pais de alunos. Juntos definiram ações a serem implementadas em caráter de urgência na unidade de ensino.

“Nosso papel é de articulação do diálogo entre a Guarda Municipal e a equipe diretiva da escola. Ao pedido da secretária Márcia Valeria fomos in loco verificar o que houve e ouvir a diretora, que nos mostrou os pontos de vulnerabilidade e em reunião ouvimos as solicitações da diretoria, professoras e mães”, explicou a representante da Semed, Lenalda Gomes.

Medidas

Atendendo à solicitação da secretária municipal da Educação de Aracaju, Marcia Valéria Lira, o comandante da Guarda Municipal de Aracaju, coronel Enilson Aragão, afirmou que foi ao local verificar o que houve e que saiu da reunião com ações a serem implementadas.

“Devido às reiteradas ocorrências de insegurança nesta escola, a secretária municipal da Educação de Aracaju, Marcia Valéria Lira, preocupada e sensível com a situação, nos convocou para reunião ainda pela manhã e para mostrar uma resposta imediata da prefeitura por meio da Semed e Guarda Municipal, fizemos uma visita in loco para verificar o problema”, explicou o coronel.

Ainda de acordo com o comandante da Guarda Municipal, ficou definido que a GMA apresentou ação emergencial. “Intensificaremos a ronda nos finais de semana, que é quando ocorre o maior registro de invasões na escola, inclusive no período noturno, fazendo uma presença maior. Durante a semana, a direção nos encaminhará os horários que tem maior prioridade da presença da ronda da Guarda para que possamos intensificar o patrulhamento e, dessa forma, minimizar os efeitos desses registros de ocorrência que tem sido frequente nessa escola”, pontuou.

A diretora da EMEI Nunes Mendonça, Ivanilde Santos avalia positivamente a reunião com Semed e Guarda Municipal. “Eu achei ótima a reunião e proposta do coronel Enilson em intensificar a ronda durante a semana e finais de semana. Outra solicitação nossa foi reativar o alarme da escola e isso será feito. Precisamos todos juntos somar esforços com o mesmo objetivo que é melhorar a segurança da escola para poder preservar a vida de nossas crianças porque é uma creche de um a cinco anos. A articulação da Semed nessa situação é muito importante. O que foi conversado nessa reunião vou transmitir ao conselho escolar para dar mais tranquilidade aos profissionais que atuam aqui e aos pais também”, enfatizou a diretora.

Reunião com órgãos de segurança

Engajada em buscar soluções junto aos órgãos de segurança pública municipal e estadual no combate à violência que tem atingido estudantes e professores dentro e fora de todas as escolas da rede municipal de Aracaju, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), tem realizado, no auditório Antônio Vieira, na praça Dom José Thomaz, Siqueira Campos, reunião entre a Educação e órgãos de Segurança Pública municipal e estadual, articulada em parceria com o Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema).

O encontro tem sido mediado pelo diretor da Educação Básica (DEB) da Semed, Dênison Ventura.Nas reuniões estão presentes representantes do Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal de Aracaju, conselhos tutelares e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF).

Ascom AAN

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também