Aracaju, 1 de dezembro de 2021

Conselho Estadual de Saúde realiza II Gincana de Integração (Foto: Ilustração)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O Conselho Estadual de Saúde (CES) realiza no próximo dia 28 (quinta-feira) a II Gincana de Integração Intercaps. O evento que envolve todos os usuários dos Caps (Centro de Atenção Psicossocial) deve contar com a participação de cerca de 400 pessoas e acontece durante todo o dia na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Clube da Caixa).

A Gincana que hoje já faz parte do calendário anual das ações do CES tem como um dos seus principais objetivos, vivenciar experiências fora do território habitual com outros grupos sociais favorecendo a construção de novos vínculos, a partir da interação e integração dos grupos participantes (profissionais, usuários, familiares e pessoas da comunidade).

Um outro ponto a ser destacado é instigar a sociedade à discussão sobre a potencialidade, a habilidade, capacidade de realização e possibilitando desmistificação da doença mental dentro da sociedade.

Segundo vice-presidente do CES, Eduardo Ramos, a Gincana não esgota suas propostas pedagógicas na realização na competição em si, o projeto promove junto aos técnicos, usuários e familiares uma reflexão a respeito do cuidado proposto pela nova clínica, da inserção destes em outros espaços, da necessidade de interlocução com outros serviços no território e fora dele a fim de conseguir promover a autonomia e o exercício da cidadania.

Essa proposta diz Eduardo, coaduna com as diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental que fomenta nos serviços a necessidade de ultrapassar os limites territoriais do Caps, almejando a redução do estigma com a desconstrução do imaginário social da doença mental associada à periculosidade.

O evento conta como atividades como jogo de futebol, corrida de 100 metros, corrida de saco, queimado, dama, dominó, além de outras atividades. “O modelo de assistência em saúde mental pretende fortalecer o processo de despreconceitualização, assim como integrar e favorecer a Inclusão e a Reabilitação Social, mediante a prática de esportes”, finalizou.

Assom/CES

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia Civil prende suspeito de tentativa de homicídio em Glória
Salgado paga salário dos servidores dentro do mês trabalhado
Belivaldo fala das perspectivas para 2022 em reunião com empresários e apresenta os avanços econômicos alcançados
Prefeitura de Aracaju inicia vacinação acima dos 12 anos em escolas municipais nesta quarta