Aracaju, 28 de março de 2024

Formação profissional de síndico e gestão de condomínios (Foto: Assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Mendonaça

 

Considerando o atual crescimento imobiliário e levando em consideração a falta de moradores interessados em atuar como síndico, surge uma nova profissão, com boa possibilidade de ganho e oportunidade cada vez maior de geração de vagas. O Instituto Nacional de Treinamento Comportamental vai ministrar o curso de formação de Síndico, entre os dias 25 e 29 de abril, das 18h às 22h.

Para o professor e administrador Henrique Mendonça, o curso possibilitará a moradores e pessoas interessadas a ter uma nova perspectiva de futuro, pois é uma área abrangente e com oportunidade de trabalho. “Esse curso dará ao participante a base necessária para atuar nos mais diversos tipos de condomínios como: de pequeno e grande porte, condomínios-clube, condomínios horizontais e verticais, residenciais ou comerciais, podendo atuar em dois ou três locais ao mesmo tempo. Além de ser uma opção de uma nova profissão”, explica.

A profissionalização do síndico torna-se imprescindível, tendo em conta que os condomínios começam a atuar como empresas estruturadas, e esses profissionais são representantes legais da massa condominial, em repartições públicas, federais, estaduais, municipais, autarquias, tribunais, no comércio e em bancos.”Para ocupar essa função é necessária a capacitação eficiente e isso engloba conhecimentos específicos nas seguintes áreas: Administrativa, Contábil, Financeira, Legislação, Engenharia e Manutenção. Os módulos são ministrados durante uma semana e o aluno sairá com certificado para atuar na área”, diz o professor Henrique Mendonça.

Um condomínio é uma comunidade de direito, onde várias pessoas são titulares, incidindo sobre o mesmo objeto. “Como existem bens pertencentes a proprietários diversos, existe uma superposição de propriedades distintas e separadas, em que cada proprietário possui domínio único e exclusivo sobre sua unidade, mas também tem propriedade dividida ou compartilhada nos ambientes de uso comum. Por ser assim, a administração do condomínio se torna imprescindível para organizar e manter ordem sobre a área comum”,  comenta a advogada Zilda Maria Fontes Caldas.

Os interessados pelo curso podem entrar em contato através dos telefones 3323-5324, 99959-9952, 99961-5636. O curso acontecerá na sede do INTC, Av. Edésio Vieira de Melo, nº 246, 1ª andar, Suissa, no período compreendido entre os dias 25 e 29 de abril, das 18h às 22h.

Por: Lucas Oliver

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também