Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Obras do novo frigorífico em Itabaiana seguem bem adiantadas (Foto: Ascom Seagri)

seagri_sergipe

“A partir do momento que esse frigorífico de Itabaiana estiver funcionando, outros matadouros não regulamentados provavelmente serão fechados a pedido do Ministério Público Estadual”.

Seguem bem adiantadas as obras do novo frigorífico que está sendo construído na localidade da Ribeira, município de Itabaiana, às margens da estrada que liga os municípios de Itabaiana a Itaporanga. O empreendimento é de iniciativa privada do Grupo Souza com incentivos do Governo Estadual. Quando estiver em funcionamento, vai atender a todos os mercados e pequenos feirantes dos municípios da região sul, centro sul e parte do agreste.

A expectativa da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), estatal responsável pelo serviço de inspeção animal e vegetal, é de que o novo frigorífico acabe com os abatedouros clandestinos e aqueles que funcionam irregularmente nos municípios. Segundo o órgão, o abate em Sergipe é de 40 mil bovinos por mês.

No último dia 20, o secretário de estado da Agricultura, Esmeraldo Leal, acompanhado do diretor-presidente da Emdagro, Jefferson Feitosa, e da diretora de defesa animal e vegetal da estatal, Salete Dezen, visitaram as obras de construção do novo frigorífico e demonstraram estar surpresos com o avanço na construção. Eles foram recebidos pelo empresário Manoel Moacir Souza e conheceram grande parte dos 82 mil metros da área destinada ao complexo do frigorífico.

“Já vínhamos lutando desde 2011 e estávamos praticamente desistindo devido a uma série de dificuldades, especialmente pelo problema de acesso a água. Foi quando o secretário Esmeraldo Leal nos procurou no início do ano passado e nos incentivou a retomar o projeto. O secretário nos acompanhou para resolver o problema da água através da Cohidro, que vai fornecer o abastecimento de água dentro do regime operacional do Perímetro de irrigação da Ribeira. Nós somos muito gratos pela maneira ágil e competente que ele nos atendeu e que continua nos atendendo, além de toda equipe técnica da Cohidro e Emdagro”, destacou Moacir.

Logística do frigorífico

Moacir Souza, sergipano de Campo do Brito, empreendedor e proprietário de outros quatro frigoríficos no Estado da Bahia onde trabalha há 10 anos, disse que a unidade de processamento e abate de bovinos em Itabaiana vai atender ao mercado interno de carne. Segundo ele, prestará serviço para feirantes e mercados de carne dos municípios da região sul e centro-sul do estado que estiverem em um raio de 100 quilômetros.

“O dono do boi, pecuaristas ou marchantes, vai trazer o animal, paga uma taxa, e  aqui o naimal será abatido corretamente dentro dos padrões de higiene exigidos pelos órgãos competentes da vigilância sanitária e inspeção animal. Depois, vamos entregar o produto, ou seja, os cortes de carne e as vísceras embalados adequadamente e transportados em caminhões frigoríficos até a banca de mercado do município  ou onde o proprietários do animal desejar”, detalhou Moacir.

O frigorífico tem 6 mil metros quadrados, mas toda área industrial tem 82 mil metros contando com as lagoas de estabilização aeróbia que receberão todos os resíduos para tratamento biológico. A capacidade de abate diário é de 600 bois por dia que vai atender em torno de 30 municípios.

O secretário Esmeraldo Leal vislumbra que a unidade produtiva, além de incrementar a economia da região, vai beneficiar o estado resolvendo o problema do abate clandestino, que desqualifica a qualidade da carne, gerando problemas de saúde pública e ambiental. “Em Sergipe temos um problema sério com relação ao abate de animais. Os matadouros, sejam eles públicos ou privados, trabalham de forma precária, e outros são clandestinos. Apenas o frigorífico da Nutrial em Propriá é certificado. Então, com a construção de um frigorífico deste porte, dentro de todos os padrões legais, além de ser um empreendimento sergipano que tem experiência muito forte na Bahia, acaba resolvendo muitos problemas. Ele pretende gerar cerca de 120 empregos diretos, também cumpre um fim social e ambiental extremamente importante. O Governo do Estado tem se colocado como instrumento de incentivo às iniciativas, com a Seagri e suas empresas vinculadas Cohidro e Emdagro à disposição do que é possível ser feito”, destacou.

Esmeraldo disse estar surpreso como andamento da obra, porque o grupo há muitos anos tentava instalar-se em Sergipe e não conseguia. “A sensação era de que como se trata de uma obra muito grande, demoraria mais tempo. Imaginávamos que seria uma obra muito lenta, mas para minha surpresa e surpresa muito boa, percebi que está muito adiantada. O grupo é extremamente ágil, escalou um número grande de funcionários e está respondendo num tempo extraordinário, inclusive com previsão de data de inauguração. Isso nos deixou muito estimulados de que fecharemos o ano com mais um grande empreendimento funcionando no estado de Sergipe”.

O presidente da Emdagro, Jefferson Feitosa, explicou que os órgãos de fiscalização e o Ministério Público lutam há anos pela regularização do abate de carne nessa região.  “Num acordo com diversas Promotorias do estado, Emdagro, Secretaria de Agricultura e Vigilância Sanitária dos municípios ficou definido que os matadouros municipais irregulares continuariam funcionando até que existisse um matadouro  regulamentado que fizesse o abate. A partir do momento que esse frigorífico de Itabaiana estiver funcionando, outros matadouros não regulamentados provavelmente serão fechados a pedido Ministério Público Estadual”, disse.

A diretora de defesa animal e vegetal da Emdagro, Salete Dezen, disse que as  obras do frigorífico de Itabaiana estão dentro dos padrões legais do sistema estadual de inspeção animal. Segundo ela, a previsão de funcionamento do novo espaço é na segunda quinzena de outubro. “com o funcionamento, continuaremos a inspeção e, ai sim, o estabelecimento passa a ter certificação de inspeção final. Por enquanto, ela é preventiva”, explicou Salete.

Da assessoria

Leia também