Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Parceria garante mutirão contra à dengue em São Cristóvão (Foto: Maxwell Corrêa)

240aece5-07bd-4436-8ec7-d65821d019bb

Foram finalizadas na última quarta-feira, 20, as ações intensivas de combate ao Mosquito Aedes Aegypti no município de São Cristóvão. O mutirão, que é uma iniciativa da Gestão Municipal, foi executado numa parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através de sua Brigada Estadual, na sede do município, localidade onde foram identificados os maiores índices de infestação do mosquito. Os trabalhos de conscientização e combate à proliferação do mosquito transmissor da Dengue estão sendo realizados por cerca de 80 brigadistas e Agentes de Endemias.

Os trabalhos foram iniciados na terça-feira, 19, e durante os dois dias de ação a comitiva utilizou o auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest) como base, de onde seguiram para realizar as visitas às residências na região do Alto da Divinéia,  Alto Santo Antônio,  Cidade Baixa e Colônia Pintos, na terça-feira, e nesta quarta, a comitiva esteve concentrada no Bairro Apicum Merém, Santa Cruz, Centro Comercial e na Escola Agrícola. “Essa é a segunda vez que estamos realizando esse trabalho no município, seguindo o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) que determinou quais as localidades mais necessitadas de atenção”, explica o supervisor da Brigada Estadual, Claúdio Mota.

Ainda de acordo com Claudio, cerca de 3.000 residências foram visitadas nesses dois dias de trabalho intensivo, eliminando criadouros e conscientizando a população sobre a importância de evitar o nascimento do mosquito. “Nessa fase dos trabalhos nosso foco é intensificar a chegada de informações para a população, pois é despertando a consciência dessas pessoas que conseguimos garantir a eliminação dos criadouros, nascimento de novos mosquitos e a proliferação da doença. Conversamos com os moradores e também aplicamos larvicida em vários pontos, onde o armazenamento de água não podia deixar de ser realizado, evitando que as larvas evoluam”, explica o supervisor.

Consciente da importância desse tipo de ação José Roberto do Nascimento foi um  dos moradores que abriu as portas de sua casa para receber as equipes de combate ao Aedes. “Faço questão de recebê-los, afinal tudo o que vem para promover qualidade de vida é muito bem vindo. Fico sempre muito preocupado com os cuidados em evitar a proliferação da Dengue, pois a minha esposa, há cerca de quatro meses, teve Dengue e até hoje ela ainda não se recuperou totalmente. Espero que com essas ações a comunidade do nosso município se conscientize e passe a agir com mais cautela nesse sentido”, declara.

O coordenador da Vigilância Ambiental do Município, Cleodon Teodósio, destacou a importância da colaboração dos cidadãos em receber as equipes. “Muita gente ainda encara essas visitas como uma cobrança, o que não é verdade. As equipes realizam essa ação com o objetivo de levar mais saúde para as casas dessas pessoas, garantindo que os focos de proliferação dos mosquito sejam eliminados e que a Dengue seja mantida longe das casas. Graças a esse aumento significativo do nosso efetivo, conseguimos cobrir uma área muito maior em menos tempo, garantindo resultados mais rápidos e efetivos nessa luta”, comemora Cleodon.

Por: Gabriele Frades

Leia também