Aracaju, 21 de janeiro de 2022

Curso de formação da Provinha Brasil chega ao DEA (Fonte: Assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Até o dia 29, coordenadores pedagógicos e representantes de professores que lecionam nas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino estarão participando do curso de Formação da Provinha Brasil 2016.

Hoje, 25, o curso está sendo aplicado aos coordenadores do Departamento de Educação Estadual – DEA. O objetivo do treinamento é orientar os participantes acerca da sistemática de aplicação dos testes de leitura e matemática que compõem a Provinha Brasil, bem como a utilização do Sistema de Gerenciamento dos Resultados com foco nas intervenções pedagógicas

“Garantir que o instrumento de aplicação tenha rigor e para isso é preciso ter conhecimento do material, por isso a importância do curso de formação para todos os professores-aplicador”, disse Joniely Cheyenne Moura, coordenadora estadual da Provinha Brasil.

A Provinha Brasil tem como objetivo gerar um diagnóstico do nível de alfabetização dos alunos, permitindo uma intervenção imediata em sala de aula, levando a escola a repensar suas práticas pedagógicas. E, ainda, traz contribuições para a organização do trabalho docente.

Vale ressaltar que os professores e os gestores, com base nos resultados da avaliação, devem refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida na escola.

O intuito dessa reflexão, segundo Joniely, “é redefinir o planejamento de ensino e aprendizagem, modificando-o, especificando-o, aprimorando-o. Isso significa considerar que os resultados da Provinha Brasil podem redimensionar objetivos e metas do trabalho pedagógico que será desenvolvido nos anos iniciais do ensino fundamental”, diz.

A Provinha Brasil será aplicada na Rede Estadual no período de 02 a 06 de maio. Cada turma realizará os testes em dois dias – no primeiro será aplicado o teste de leitura e no segundo o teste de Matemática.

Assessoria de Comunicação da SEED

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

CAASE debate saúde mental do advogado e promove ação social
SES identificadas 1.289 amostras positivas, sendo 1.118 Influenza A H3N2 e 171 não subtipada
Abordagem policial termina com um homem morto no município de Porto da Folha
Encontro de Cosplay: atração do fim de semana reúne os amantes da cultura geek