Aracaju, 26 de setembro de 2021

CLIMA DE GUERRA ENTRE FUNCIONÁRIO DA EMSURB E FEIRANTES

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O clima entre os feirantes do Mercado Albano Franco é de guerra por falta de diálogo. Essa é a situação vivida por feirantes do Mercado Albano Franco devido a algumas mudanças que estão sendo realizados pela Emsurb naquele centro comercial.

Desde a semana passada que a redação do FAXAJU tem acompanhado a luta que está sendo desenvolvida pela associação dos feirantes que há três anos está em funcionamento. Hoje, a principal revolta dos feirantes foi a mudança do ponto Banese que foi transferido para o piso superior.

Neste sábado (23), por conta dessas mudanças que estão sendo realizadas, acabou acontecendo um bate-boca entre o presidente da associação, o feirante e advogado Thieryson Santos e um funcionário da Emsurb, Luis Carlos, o Branca de Neve. A discussão aconteceu devido a uma placa que foi afixada no banheiro, informando que não era permitido os feirantes pegarem água no local.

A partir dai, houve uma pequena discussão que acabou sendo gravado em vídeo e áudio e que foi entregue à redação do FAXAJU e do programa Jornal da Ilha, que na manhã desta segunda-feira (25), colocou no ar e ouviu os dois envolvidos.

O primeiro a falar foi o advogado Thieryson Santos que explicou todo o ocorrido. O presidente da associação dos feirantes contou que foi atacado por Branca de Neve que disse que “eu tenho a caneta. O senhor precisa aprender a fazer petição”.

Em resposta Thieryson disse que era advogado, com registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE) e questionou o que o funcionário quis dizer com “eu tenho a caneta”. Ele afirmou durante a entrevista que “o senhor Branca de Neve e a senhora Heloisa Saraiva são quem administram o mercado Albano Franco e quem mandam lá. Isso todos sabem e ele (Branca de Neve) disse para mim que quem tem a caneta é ele. Sim ele tem a caneta, mas o que ele não sabe é que existe lei. Além disso eu quero saber quem é que manda mesmo, se é Branca de Neve ou o presidente da Emsurb, João Paulo”, questionou Thieryson aos radialistas Magna Santana e Jailton Santana.

Ao Faxaju, Thieryson contou que neste domingo (24), um outro incidente foi registrado entre um feirante e um fiscal. O caso foi presenciado pelo advogado e pela reportagem que registrou o momento em que o fiscal abordou o feirante, afirmando que caso não fosse retirado um produto que estava encostado na parede do merca, ele (fiscal) ia multar e fechar a banca. O feirante, um homem idoso acabou ficando nervoso e chegou a passar mal por conta da discussão.

O que chamou a atenção nessa ação onde o fiscal alegava que o produto estava impedindo que as pessoas andassem livremente, foi o fato de que a cerca de dez metros à frente, havia uma caixa grande de coleta de lixo, ou seja, enquanto o produto do feirante estava embaixo de uma caixa que guarda mangueiras de incêndio, a caixa de coleta de lixo impedia que as pessoas circulassem no local.

Já Luis Carlos, o Branca de Neve, afirmou que as mudanças estão sendo feitas com conhecimento e aprovação dos feirantes. Ele alega que as mudanças estão ocorrendo para beneficiar os feirantes e consumidores, porém as mudanças que estão sendo feitas, podem trazer melhorias, mas a maioria dos feirantes reclamam da mudança do Banese para o piso superior e reclamam afirmando que estão sendo humilhados pela atual direção do mercado.

Branca de Neve informou ainda que em breve estará sendo inaugurado um ponto da Caixa Econômica Federal no local onde funcionava o Banese, além da inauguração do centro de saúde. Segundo Branca de Neve esta inauguração ocorrerá assim que o prefeito João Alves retornar de férias.

Sobre as mudanças anunciadas por Branca de Neve, o presidente da associação, o advogado Thieryson garantiu que os feirantes não foram consultados nem comunicados do que está sendo realizado. Thieryson afirma que dos 500 filiados à associação, todos são unânimes nas reclamações sobre a maneira como são tratados pelos fiscais do mercado.

Com informações do programa Jornal da Ilha, com Magna Santana e Jailton Santana

Munir Darrage

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Sergipe recebeu neste sábado 10.250 doses de vacina contra covid-19, da AstraZeneca
Polícia prende mulher que praticou roubo de motocicleta no Bugio
Enock Ribeiro, secretário Socorro, recebe Título de Cidadão Sergipano
Eliane participa reunião com articuladores do Selo UNICEF