Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

NÃO VAI SER FÁCIL

Diógenes Brayner – plenario@faxaju.com.br

As entidades sindicais vinculadas diretamente ao Governo, não serão conformistas com o afastamento de Dilma Rousseff (PT) por 180 dias, até que o Senado avalie e julgue o impeachment. Mantêm a palavra de ordem quanto ao Golpe e vão invadir as ruas, rodovias, escolas, indústria e tudo que for possível, para protestar contra ele, independente da situação administrativa e moral do Brasil neste momento.

Ninguém espere coisa pequena. Pode ser catastrófico.

O pessoal de entidades como CUT, MST, Movimento dos Sem Teto e a UNE, este último de forma mais festiva, pode provocar a paralisação do País em nome da defesa da Democracia. Além disso, percebe-se, que o presidente Lula, que se diz combatente da corrupção, atua junto a Movimentos Internacionais para se mobilizar contra o tal “Golpe” no Brasil, apesar do desemprego, da crise econômica que já provoca depressão, e do incontrolável momento político que vive um País em agonia.

Culpam a mídia também. Cobram da imprensa factual uma posição ideológica, que não cabe aos órgãos de comunicação. Os teóricos, por exemplo, acham que os jornalistas que noticiam e opinam sobre o impeachment de Dilma Rousseff têm que ser contra. Tratam-os como se fossem “comprados pela CIA”. Já aqueles comentaristas planaltinos que defendem a presidente, na visão dos mais radicais, o fazem por idealismo e amor à causa, apesar de ganharem milhões para isso.

Enquanto a militância petista e as entidades vinculadas ao Governo vão às ruas defender interesses de Lula da Silva e Dilma Rousseff, a elite que pede mudança se acomoda no seu eterno bem estar e tocam harpa enquanto o País pega fogo. “Não haverá Golpe. Haverá luta”, isso não é um slogan vazio, mas uma realidade que todos vão lamentar mais à frente.

É esperar para ver…

JACKSON

O governador Jackson Barreto viaja ao Rio amanhã para assinatura com empresas multinacionais, para instalação em Sergipe de uma usina termoelétrica.

Todos podem ficar tranquilos, não será uma usina nuclear.

GILMAR

A Gilmar Carvalho (MixFM) o deputado André Moura (PSC) diz que Eduardo Cunha não pode ser julgado e condenado de forma antecipada.

Lembra que Dilma Rousseff já foi condenada pelo TCU.

GEORGE

Já George Magalhães (103FM) opinou sobre a força de Lula e Déda para a reeleição do senador Valadares em 2010.

– Não acredito que o senador será ingrato aos amigos, disse.

NÃO SABE

André Moura avisou ontem que nunca residiu no edifício Luciano Barreto Júnior, onde domingo um grupo anti-impeachment fez protestos contra ele.

– Não sei de onde eles tiraram essa ideia, disse.

EMPACADO

O secretário da Seinfra, Valmor Barbosa recebeu telefonema do Palácio: “o governador está lhe esperando para uma conversa urgente”.

– Estou entalado na avenida Beira Mar, com um caçamba fechando o trânsito, avisou.

DIFÍCIL

Aconteceu ontem uma conversa longa e difícil com um teórico sindical atual. Complicado pela questão da visão teórica do momento.

O cara só enxergava pelo olho esquerdo.

INTIMADOS

Todos os deputados envolvidos na questão das subvenções já foram intimados pelo TJ-SE e já apresentaram suas defesas, mas o processo está parado para evitar nulidade.

É que um dos envolvidos não apresentou defesa.

JÁ AGIU

O desembargado Roberto Porto já deu 48 horas para que o acusado apresente defesa ou indique um defensor público para defendê-lo.

Porto espera que até o final do ano todo o processo esteja julgado pelo pleno.

MITIDIERI

Pelo que disse o deputado Luís Mitidieri (PSD) não está definido o nome de Zezinho Sobral (PMDB) como o candidato da base aliada para prefeito de Aracaju.

Reafirma que disputa a Prefeitura com apoio de JB quem tiver em melhor condição.

TRATATIVA

Prefeitura de Socorro tem que apresentar, até 15 de maio, reestruturação administrativa, em razão das nomeações de concursados.

Também pela implantação de cargos e salários, já efetivado.

DEMISSÕES

Ontem circulou a informação de que seria demitidos 80 servidores em Cargos e Comissão (CC) na Prefeitura de Socorro.

A Assessoria de Comunicação não informou.

IMPASSE

Está havendo um impasse para um entendimento entre o PSC e PSB na formação de uma aliança para indicação de candidatura à Prefeitura de Aracaju.

É que Eduardo (PSC) quer ser cabeça de chapa com apoio de Valadares e vice-versa.

LUCIANO

O deputado Luciano Pimentel (PSB) recebeu ontem, em seu gabinete, o précandidato a prefeito de Maruim Simião Filho (Simizinho), também do PSB.

Na pauta interesses da comunidade…

INDUSTRIAL

Anderson Góis (PRB), précandidato a vereador de Aracaju, circulou ontem por todo o dia ao lado do précandidato a prefeito Zezinho Sobral (PMDB).

Percorreram juntos o bairro industrial.

TUDO IGUAL

PT, PSDB, PMDB são irmãos siameses. Pelo menos os dois últimos começam a sangrar na discussão da ocupação de Ministérios no Governo Temer.

E olha que falta muito para acontecer ou não o impeachment.

ATÉ SEXTA

Chega a informação de que até sexta-feira termina o inquérito na Polícia sobre o uso de verbas de indenização de vereadores na Câmara Municipal.

Há muito silêncio sobre o processo, mas pode ocorrer pedido de prisão temporária.

RECALL

O pensamento é de um membro do Governo: “colocando todos os précandidatos a prefeito de Aracaju em um saco, não tem recall”.

E é essa a dificuldade de animar o eleitor que ele vê.

DEPENDE

A mesma fonte diz que Zezinho Sobral pode ser o candidato da preferência de Jackson Barreto, “mas também pode não ser”.

– Entre maio e julho, muita coisa pode mudar, disse.

Nota

Estudantes – A União Nacional dos Estudantes (UNE) conclama toda a classe estudantil à paralisação quinta feira. “Não podemos confiar no Congresso Nacional, vimos a vergonha que foi a votação do Impeachment na Câmara, por isso a mobilização popular é única forma de derrotar esse impeachment golpista”, diz a nota.

0x0

Resistência – Os estudantes dizem, em nota, que “vive em nós toda a rebeldia e força para lutar por nosso povo. Sem democracia não há liberdade, não há direitos, nem avanços, e recessão não combina mais com o Brasil. As universidades e escolas são trincheiras de resistência e consciência democrática”.

0x0

Livres – O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse ontem que o partido não vai fechar questão a respeito da votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff. De acordo com Oliveira, no dia da votação haverá orientação de voto da legenda, mas os peemedebistas estarão livres para votar.

0x0

Motivos – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enumerou em petição ao Supremo Tribunal Federal 11 motivos para o ‘necessário e imprescindível’ afastamento do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do mandato de parlamentar e de líder da Casa.

0x0

Ações – O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (PSDB-MG), comprometeu-se a apresentar ao vice-presidente Michel Temer uma agenda de ações que considera “emergenciais para a recuperação do País”. As propostas serão entregues após a reunião da direção executiva do partido, marcada para três de maio.

0x0

Relator – Logo após a eleição da comissão que vai analisar o pedido de impeachment de Dilma Rousseff, senadores da base do governo questionaram a indicação do tucano Antônio Anastasia (MG) para a relatoria da comissão. O  nome de Anastasia, ligado ao senador Aécio Neves tem gerado polêmicas.

Conversando

Manipula – A deputada Ana Lúcia (PT) transcreve Mano Brown: Eu vi a população virar as costas pra Dilma. Enquanto a favela faz silêncio, a mídia manipula.

Eleições – A presidente Dilma Rousseff (PT) já admite eleições gerais ainda este ano, caso saia ilesa do impeachment no Senado.

Sem apoio – O PT quer eleições para presidente já, para tentar a reeleição de Lula da Silva, mas sem o apoio de Dilma, é claro.

Cuspe – Sargento Edgar acha covardia da Globo ouvir apenas um lado, “mesmo sentindo nojo, eu ouvi Zé de Abreu, quero ouvir as vítimas do cuspe”.

Ladrão – Teoria de Zé de Abreu divulgada em Faustão, domingo, na Rede Globo, em defesa do PT: “todo o ser humano, em geral, é ladrão”.

Segurança – Governador Jackson Barreto, de Sergipe, discutiu ações de segurança, ontem, com Gabinete de Gestão Integrada.

Lamenta – Lucas do Aribé ratifica que vários dos que votaram a favor do impeachment não têm moral e lamenta que colegas vereadores distorçam suas palavras.

Aliança – Fabio Mitidieri1 diz que tanto ele como Valadares Filho se mantiveram fiéis às suas crenças e, por isso, não há incoerência em aliança.

Novos rumos – Eduardo Amorim (PSC) diz que sociedade deve aprender com denúncias de corrupção e dá novos rumos ao país

Leia também